Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora da Fiocruz lança livro e exposição onde narra subida ao monte Everest

A autora em confraternização com os sadus

09/12/2013

Compartilhar:

A bióloga e pesquisadora Jane Von Sydow, chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz), promove, no dia 10 de dezembro, às 15h, tarde de autógrafos do seu livro Everest: uma aventura com muitos títulos, onde conta a experiência durante um trecking à base do pico mais alto do planeta. O evento acontecerá no prédio do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (ASFOC-SN), e vai contemplar também uma exposição de fotografias realizada pela pesquisadora em Kathmandu, na trilha até a base do Everest e nas cordilheiras do Himalaia.

“Estou muito feliz em poder compartilhar com os meus colegas de trabalho a experiência que vivi no Nepal. Preparei essa exposição com muito carinho, e com a intenção de que eles conheçam um pouco esse lugar tão fascinante que é o Nepal e as cordilheiras”, disse Jane.

Nas 185 páginas do livro, a autora convida o leitor a reviver com ela todos os momentos da aventura, desde o planejamento da viagem até o instante em que precisou ser resgatada de helicóptero na base da montanha para escapar da morte. Jane relata em uma linguagem simples, porém fascinante, a chegada a Kathmandu, as diferenças culturais, as transformações da paisagem ao longo do trecking, as cerimônias budistas a 4.800 metros de altitude, as dificuldades enfrentadas no caminho, o reconhecimento dos limites do corpo. E, finalmente a imponência, o magnetismo, e a beleza das montanhas do Himalaia.

“Este livro é um testemunho de realização, um depoimento detalhado de como realizar um objetivo e estes aspectos estão emoldurados por romance e aventura. Este livro tem várias facetas, mas a  principal mensagem é a capacidade de realização que todos nós temos e que precisa ser reconhecida para que possamos ser nós mesmos com toda nossa potencialidade”, explicou a autora.

Exposição

A emoção do livro pode ser traduzida nas mais de 50 imagens, inéditas e exclusivas, assinadas por Jane.  A mostra, que ficará em exposição de 10 a 19 de dezembro na Asfoc, foi planejada em três grupos de imagens. A primeira parte conta um pouco da vida, cultura, religião e comidas nepalesas. A segunda tem imagens da trilha do Everest, mostrando diversas paisagens visualizadas durante o trecking até a base da montanha. A última mostra as montanhas mais lindas e mais altas da cordilheira do Himalaia

A autora

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Jane Von Sydow é mestre em Biologia Parasitária e doutora em Biologia Parasitária pela Fiocruz (1997). Com Pós-Doutorado pelo Centers for Disease Control and Prevention (USA), Jane é apaixonada por montanhas e insetos. Pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, ela é chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica e Curadora da Coleção Entomológica, além de representante regional da Sociedade Entomológica do Brasil.

Sua experiência em Zoologia levou a pesquisadora a publicar dois livros na área de Biodiversidade (Vetores da doença de Chagas, com enfoque principal no complexo de espécies Triatoma brasiliensis; Triatoma rubrovaria e Triatoma maculata; e Curadoria desenvolvimento e modernização de coleções entomológicas), além de fazer conferências e publicar diversos trabalhos em revistas nacionais e internacionais.

Voltar ao topoVoltar