Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora da Fiocruz é eleita vice-presidente da WFCC


23/12/2020

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

A pesquisadora e assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Manuela da Silva, coordenadora das Coleções Biológicas da Fiocruz, foi eleita este mês vice-presidente da diretoria executiva da Federação Mundial de Coleções de Cultura (World Federation for Culture Collections -WFCC, na sigla em inglês) pelo período de 2021-2024.

A WFCC é uma comissão multidisciplinar que busca promover e dar suporte ao estabelecimento de coleções de culturas e serviços relacionados, favorecer a cooperação e estabelecer uma rede de informações entre as coleções de culturas e seus usuários, além de trabalhar para garantir a manutenção de longo prazo dessas coleções.

Manuela, que já era integrante da diretoria, representa a Fiocruz, o Brasil, a América Latina e as comunidades de língua portuguesa. O trabalho como vice-presidente permitirá ampliar discussões. “Como vice-presidente da WFCC são mais responsabilidades quanto à promoção e desenvolvimento das coleções de culturas das diversas partes do mundo. Darei prosseguimento à discussão levantada na atual gestão quanto às dificuldades que as coleções de culturas do Brasil enfrentam por conta da nova legislação brasileira de acesso e repartição de benefícios, o que também ocorre em outros países, como a Índia e a África do Sul. Estar na vice-presidência da WFCC é mais uma oportunidade para trazer visibilidade internacional para as Coleções Biológicas da Fiocruz”, destaca a pesquisadora que poderá  dar continuidade de um trabalho participativo e decisório, inclusive quanto à regulamentação de acesso e repartição de benefícios (Protocolo de Nagoya/Convenção da Diversidade Biológica).

Atualmente com 33 Coleções Biológicas, a Fiocruz se destaca no cenário internacional por meio da participação ativa de seus representantes junto a órgãos e organizações de relevância internacional. Pioneira no desenvolvimento de uma base de dados internacional sobre recursos microbianos em todo o mundo, a WFCC é uma Comissão Multidisciplinar da União Internacional de Ciências Biológicas (IUBS) e uma Federação na União Internacional de Sociedades Microbiológicas (IUMS).

A WFCC reúne atualmente 802 coleções de culturas de 78 países e está envolvida com questões referentes à coleta, autenticação, manutenção e distribuição de culturas de micro-organismos e culturas de células. O objetivo é promover e apoiar o estabelecimento de coleções de cultura e serviços relacionados, fornecer conexão e criar uma rede de informação entre as coleções e seus usuários, organizar workshops e conferências, publicações e boletins, além de trabalhar para garantir a perpetuação a longo prazo de coleções importantes.

Voltar ao topoVoltar