Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador do Icict é homenageado na 17ª ExpoEpi


14/11/2023

Por Ministério da Saúde e Assessoria de Comunicação do Icict

Compartilhar:

Crédito: Abertura da 17ª ExpoEpi | Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil 

O pesquisador do Icict, Christovam Barcellos, foi homenageado durante a 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – ExpoEpi, realizada em Brasília, “pela sua relevante contribuição para o desenvolvimento das ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no país”. A mostra aconteceu entre os dias 7 e 10 de novembro. Barcellos recebeu a homenagem ao lado de mais 15 personalidades da área da Epidemiologia e Vigilância Sanitária. 

Créditos: Foto 1 (da dir. para esq.) - Chistovam Barcellos (coordenador do Observatório de Clima e Saúde); Jarbas Barbosa, diretor da Organização Panamericana da Saude (OPAS; e Eduarda Cesse, coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz); Foto 2 (da dir. para esq.) - Ethel Maciel, presidente da 17ª ExpoEpi e secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente; Christovam Barcellos; e Guilherme Loureiro Werneck, diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde/MS  | Arquivo Pessoal Christovam Barcellos

Na premiação, que ocorreu no dia 8 de novembro, o coordenador do Observatório de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, enalteceu a importância da Mostra como sendo uma oportunidade de “criar uma sintonia entre os diversos entes do SUS, ouvir as demandas dos serviços de saúde e propor inovações nas atividades de vigilância e atenção primária de saúde.” Barcellos destacou que não foi, portanto, uma coincidência que essa homenagem tenha ocorrido 17 anos depois da 7ª ExpoEpi, quando foi lançada a ideia de construção de um observatório nacional de clima e saúde: "Desde 2006 evoluímos muito, sempre em contato com essas pessoas ‘da ponta’ do SUS e com a aplicação de tecnologias que ajudam os gestores e profissionais de saúde em momentos de crise e no entendimento do processo de mudanças climáticas, que são globais, mas se manifestam de modo diferente em cada território.”, explicou.

Pela Fiocruz, além de Barcellos, Margareth Dalcomo (Ensp), Felipe Gomes Naveca (Fiocruz Amazônia) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), também foram homenageados.

Crédito: Fotos 1 e 2 - Apresentação na Mostra 8 - “Vigilância em saúde ambiental e vigilância em saúde do trabalhador” | Fotos 3 e 4 - Painel 17 – Mudanças Climáticas e Saúde, na qual falou sobre “Observatórios de Clima e Saúde: impactos das mudanças ambientais e climáticas na saúde da população brasileira”-  | Fotos: CAST - Laudemiro Francisco Bezerra (17ª Expoepi)

Além da premiação, a programação cientifica foi extensa, com mostras, painéis e mesas redondas, que abordaram temas diversos. Christovam Barcellos coordenou a Mostra 8, intitulada “Vigilância em saúde ambiental e vigilância em saúde do trabalhador” (08/11) e foi um dos palestrantes no Painel 17 – Mudanças Climáticas e Saúde, na qual falou sobre “Observatórios de Clima e Saúde: impactos das mudanças ambientais e climáticas na saúde da população brasileira”.

Saiba mais sobre o evento, no link http://expoepi.saude.gov.br/

Acesse aqui a programação completa e o nome de todos os homenageados: http://expoepi.saude.gov.br/agenda

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar