16/08/2013
Qual é a percepção dos professores e alunos acerca da interdisciplinaridade, da saúde coletiva e do papel da escola na criação de um ambiente saudável? A tentativa de responder a essas questões resultou no livro Interdisciplinaridade na construção do conhecimento em saúde: uma experiência em escola pública, de autoria das pesquisadoras Marta Pimenta Velloso, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), e Maria Beatriz Lisbôa Guimarães, da Universidade Federal de Pernambuco.
A publicação é fruto de um projeto sobre a construção do conhecimento interdisciplinar em saúde, realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. Duas perguntas – O que a escola faz para melhorar a saúde dos alunos? e O que a escola poderia fazer para melhorar a saúde dos alunos? – foram o ponto de partida para trabalhar essa percepção entre os estudantes.
Num primeiro momento, os alunos relataram uma visão higienista sobre a saúde. Em entrevista ao Informe Ensp, as autoras comentam os resultados da pesquisa e analisam como um trabalho interinstitucional e interdisciplinar pode tornar a escola um espaço estratégico para germinar mudanças em seu ambiente e na qualidade de vida de alunos e professores.