Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa Nacional de Saúde: métodos e técnicas serão apresentados na terça (9/6)


03/06/2015

Fonte: Ascom Icict / Ascom IBGE

Compartilhar:

Na próxima terça-feira (9/6), o Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) promoverá um seminário científico sobre a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), inquérito domiciliar realizado pelo Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fiocruz, que visitou 80 mil domicílios de todo o país.

De acordo com o levantamento, 71,7% da população brasileira busca atendimento na rede pública, 12,9% já tiveram dengue e 10,5% dos brasileiros sofrem com dores nas costas. Essas são apenas alguns dos pontos levantados pela pesquisa, que podem ser consultados na íntegra no site do IBGE. “A Fiocruz contribuiu na elaboração do projeto, desde o planejamento, com consultas a áreas técnicas do Ministério da Saúde e outros pesquisadores da área acadêmica com expertise em inquéritos, e também na definição da amostragem e do questionário. As próximas etapas deverão ter indicadores e novas análises”, informa a pesquisadora Celia Landman Szwarcwald, que coordenou o estudo no âmbito do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict).

A abertura do evento será feita por Umberto Trigueiros, diretor do Instituto, e a mediação será de Christovam Barcellos, pesquisador e chefe do Laboratório de Informação em Saúde (LIS). O seminário, que conta com o apoio do PPGICS, ocorrerá no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, na Biblioteca de Manguinhos, que fica na Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro. A entrada é franca e não há necessidade de inscrições. 

Para conhecer a programação e obter mais informações sobre o evento, visite o site do Icict.

Voltar ao topoVoltar