Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa mostra que sobrecarga de trabalho afeta saúde de policiais do Rio de Janeiro


27/07/2012

Compartilhar:

Pesquisadores do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/Ensp) investigaram até que ponto os desgastes físicos e mentais do trabalho interferem na saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro. A pesquisa constatou sobrecarga, sofrimento psíquico e outras situações relacionadas aos constantes riscos aos quais os profissionais são submetidos.

Intitulado Fatores associados ao sofrimento psíquico de policiais militares da cidade do Rio de Janeiro, o estudo transversal foi realizado com 1.120 policiais, e a prevalência de sofrimento psíquico foi constatada em 35,7% deles.

Tais constatações, no entanto, vão além do processo de trabalho, já que, conforme mostra o estudo, suscitam reflexões acerca dos salários, do processo de organização institucional, dos cuidados dispensados à saúde e das condições de vida pessoais e familiares desses servidores.

A pesquisa está publicada na revista Cadernos de Saúde Pública (fascículo 28, número 7), em artigo assinado pelos pesquisadores Edinilsa Ramos de Souza, Maria Cecília de Souza Minayo, Juliana Guimarães e Silva e Thiago de Oliveira Pires, do Claves/Ensp.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar