Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa mostra que prática da violência psicológica é comum entre jovens no Recife


13/12/2012

Compartilhar:

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Com um histórico de estudar a violência existente entre casais de namorados adolescentes, o Laboratório de Estudos de Violência em Saúde (Leves) da Fiocruz Pernambuco, em pesquisa recente, revelou mais informações sobre essa prática no Recife.

Com base em dados estatísticos, o estudo mostra que a coação psicológica é o tipo de agressão mais comum entre esse público (82,8%), seguido da física (19,9%) e da associação entre esses dois tipos de ato violento (18,9%). Outra constatação é que as adolescentes agridem mais fisicamente os namorados (61,7%) do que eles a elas (38,3%) e que esse tipo de violência é praticada de forma crônica (54,1%) pelas jovens.

A pesquisa Violência física e psicológica entre adolescentes namorados do Recife: prevalência, co-ocorrência, cronicidade, fatores associados e padrões de direcionalidade também revela que a prática associada das violências física e psicológica está relacionada ao fato dos adolescentes namorados, de ambos os sexos, terem sofrido agressão corporal do pai e/ou dos irmãos, em relacionamentos anteriores e ter praticado violência verbal em envolvimentos antecedentes. Quase 84% dos entrevistados disseram ter cometido ou sofrido violência física e/ou psicológica no namoro.  

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar