Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa investiga ciclo de transmissão da toxoplasmose no Pantanal


14/09/2012

Compartilhar:

Fonte: IOC/Fiocruz

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) estão analisando o ciclo de transmissão da toxoplasmose na região do Pantanal. O estudo inédito busca determinar a prevalência da infecção por Taxoplasma gandii em animais silvestres, bovinos, ovinos, suínos e população humana.

Partindo do pressuposto de que a estreita relação de animais silvestres com animais domésticos e o homem causam expansão de agentes infecciosos de caráter zoonótico, como a toxoplasmose, o conhecimento desses agentes pode contribuir para o entendimento epidemiológico e resultar em medidas de prevenção e controle da doença.

O projeto, fruto da parceria firmada entre o IOC e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é desenvolvido pela veterinária Magyda Dahroug durante o doutoramento em pesquisa clínica em doenças infecciosas do Instituto de Pesquisa Clínica  Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), sob orientação da pesquisadora Maria Regina Reis Amendoeira, chefe do Laboratório de Toxoplasmose do IOC. O estudo inclui trabalho de campo para captura de animais e a posterior realização de testes laboratoriais.

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar