Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa avalia qualidade de água e areia em praias do Rio de Janeiro


29/05/2012

Compartilhar:

Uma pesquisa intitulada Qualidade Sanitária de Água e Areia de Praias da Baía de Guanabara monitorou e avaliou a qualidade sanitária das areias e águas das praias por meio de análises colimétricas e micológicas. O estudo também propôs uma análise de fungos como padrão de avaliação na classificação sanitária destas áreas de recreação.

Para tal, foram avaliados materiais de quatro praias da Baía de Guanabara, sendo duas situadas na Ilha do Governador e duas na Ilha de Paquetá. A conclusão foi de que, dentre outros resultados, a contaminação da areia não está relacionada à da água e que, nas quatro praias observadas, as características de contaminação foram totalmente diferentes tanto nas águas como na areia.

Segundo a autora da pesquisa, a bióloga Jane da Costa Valentim Rego, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), "a poluição das praias é uma consequência direta do saneamento básico deficiente, que resulta em esgoto chegando ao mar sem tratamento". Além disso, a contaminação da areia de áreas de recreação está ligada também a presença excessiva de pombos nas praias. Essas aves podem provocar a contaminação das areias com fungos nocivos, o que, associado ao lixo despejado no local, torna o ambiente propício aos microrganismos.

Leia mais no Informe Ensp.

"A poluição das praias é uma consequência direta do saneamento básico deficiente, que resulta em esgoto chegando ao mar sem tratamento", afirma pesquisadora

Voltar ao topoVoltar