Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa avalia abordagem profissional da violência familiar contra idosos


06/01/2014

Compartilhar:

Uma pesquisa nacional avaliou o modo como os profissionais de saúde lidam com a questão da violência familiar contra idosos. O estudo, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Sul do Brasil, contou com a participação de 10 profissionais de diferentes formações: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, agente comunitário e odontólogo. Ampliação de debates sobre o tema e oferecimento de escuta ao idoso e a seus familiares estão entre as sugestões dos profissionais para prevenir ou administrar casos suspeitos deste tipo de violência.

Publicado na edição de novembro da revista Cadernos de Saúde Pública (volume 29, número 12), o artigo traz informações sobre políticas públicas de combate à violência contra as pessoas idosas, literaturas a respeito, além de dados que apontam para a "necessidade de convergir esforços para políticas públicas direcionadas a cuidar dos profissionais que trabalham com dilemas humanos críticos, entre eles as situações de violência" [diz trecho do estudo]. 

Os dados do artigo Abordagem profissional da violência familiar contra o idoso em uma unidade básica de saúde, das pesquisadoras Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke  (UFSC) e Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré (Universidade Tuiuti do Paraná), são parte de uma pesquisa maior realizada em 2009, que buscou significados da violência familiar contra idosos, no contexto da atenção primária à saúde, na perspectiva dos profissionais e dos usuários idosos.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar