Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Participe do mapeamento de projetos sobre IA em saúde


18/12/2023

David Barbosa (CCS)

Compartilhar:

 Uma pesquisa de doutorado em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) está mapeando projetos de pesquisadores da Fiocruz relacionados ao uso da inteligência artificial (IA) em saúde. O estudo Inteligência Artificial (IA) Responsável no SUS, desenvolvido pela doutoranda Simone Auxiliadora Borges Oliveira, sob orientação do professor Josué Laguardia, busca investigar os principais pontos a serem considerados na adoção de inteligências artificiais a favor da saúde pública.

Para participar, basta preencher o formulário disponível na plataforma Microsoft Forms até o dia 31 de maio de 2024. A pesquisa é composta de 20 perguntas sobre o escopo das iniciativas, aspectos éticos e resultados esperados, entre outros assuntos. 

“A Inteligência Artificial tem um enorme potencial para melhorar a vida das pessoas e ampliar o acesso na saúde, desde que certos princípios sejam observados e assegurados desde o desenvolvimento até o uso destas inovações", explica Simone. "Ainda que a OMS tenha divulgado um guia sobre ética e governança, existem especificidades dos sistemas universais de saúde de cada nação. Uma tentativa de generalização no campo dos princípios, embora louvável, tem limitações para captar domínios e atributos de valor que devem ser considerados ao longo do ciclo de vida de uma IA. Esta IA responsável na saúde, que motiva a nossa pesquisa, é um futuro em construção que as instituições e a sociedade, ao colocar a inteligência humana genuína a serviço da vida, têm o dever ético de protagonizar.”

 

 

 

Voltar ao topoVoltar