Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria permite qualificação de policiais


02/02/2009

Compartilhar:

Ensp colabora com campanha de direção sem alcool

Equipar laboratórios de toxicologia, qualificar profissionais da área, normatizar processos de vigilância, integrar dados e transportar, de forma adequada, amostras de exames são algumas das ações pensadas no âmbito do projeto Estudo do Impacto do Uso de Álcool e Psicotrópicos nos Incidentes de Trânsito e a Capacitação do Estado para atenuar seus efeitos, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. O projeto é coordenado pelo pesquisador Jefferson José da Silva.

Entre os frutos deste projeto, que tem apenas um ano de desenvolvimento, estão dois Laboratórios Móveis de Toxicologia, um Painel de Normatização e a elaboração de um curso. O Laboratório Móvel foi criado para realizar campanhas pontuais em locais com grande concentração de pessoas, principalmente jovens, como festas de música eletrônica e micaretas. Durante as ações os peritos realizarão exames clínicos capazes de detectar cerca de 200 substâncias tóxicas diferentes.

De acordo com Frederico Peres, integrante do projeto e coordenador de ensino e pesquisa do Cesteh, o curso de atualização em técnicas analíticas aplicadas à toxicologia forense foi solicitado pela própria Polícia Civil e a primeira turma, prevista para iniciar no segundo bimestre de 2009, capacitará cerca de 20 pessoas. Ele é voltado prioritariamente para peritos ligados à Polícia Civil, profissionais da área de perícia médico legal com foco na toxicologia. O objetivo é treinar novos profissionais e também capacitar melhor os que já estão em exercício, ampliando a capacidade de resposta das ações de vigilância.

Este projeto faz parte do programa Prioridade Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Planejamento e Gestão, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O projeto do Cesteh/Ensp é coordenado pelo pesquisador Jefferson José Oliveira da Silva e conta com a participação de diversos pesquisadores da escola.

Leia mais no Portal da Ensp.

Voltar ao topoVoltar