Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria internacional analisará saúde dos brasileiros no exterior


26/03/2014

Por: Filipe Leonel / Informe Ensp

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a University of Massachusetts Boston (UMASS Boston) assinaram, na quinta-feira (20/3), um memorando de entendimento para cooperação nas áreas de ensino e pesquisa. O acordo, celebrado pelo diretor da Ensp, Hermano Castro, e pelo vice-reitor e diretor do Escritório de Assuntos Internacionais e Transnacionais da UMASS Boston, Schuyler Korban, prevê o intercâmbio de alunos e pesquisadores das duas instituições. A University of Massachusetts Boston é a única universidade pública da região metropolitana de Boston.

Uma das linhas de pesquisa do convênio analisará os problemas de saúde que acometem os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos e uma das atividades a serem desenvolvidas é a pesquisa que pretende analisar a situação de saúde dos brasileiros no Estado de Massachusetts. Coordenada pela pesquisadora do Cesteh, Liliane Reis Teixeira, a pesquisa Trabalho em turnos e consequências para saúde do trabalhador irá desenvolver um estudo comparativo sobre os problemas de sono dos imigrantes brasileiros naquele Estado com a população brasileira.

Participaram do encontro a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Ensp, Sheila Mendonça, a editora do Cadernos de Saúde Pública (CSP), Marília Sá Carvalho, a pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Liliane Reis Teixeira, e o professor Carlos Eduardo Siqueira, que intermediou o encontro e coordena o Transnational Brazilian Project pela UMASS Boston. O objetivo desse núcleo é organizar uma rede de professores e alunos da universidade americana para promover atividades de ensino e pesquisa com foco nos imigrantes brasileiros, além de promover colaborações com instituições acadêmicas brasileiras.

Para saber mais, leia a notícia na íntegra no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar