Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria entre moradores e Fiocruz realiza limpeza de reservatório


12/12/2018

Por Emerson Rocha

Compartilhar:

Moradores e funcionários da Fiocruz no mutirão de limpeza

As águas que abastecem o Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) e as comunidades próximas são do reservatório da Cachoeira da Colônia. Até por causa dessa importância, as equipes do Núcleo de Convívio e Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento do CFMA se reuniram com os moradores para realizar um mutirão para limpeza e manutenção do local. A ação, que contou também com trabalhadores da Fiocruz, aconteceu na segunda-feira (10/12).    

O reservatório fica localizada na área destinada à Fiocruz, na Colônia Juliano Moreira. Mas como a água é um bem público, todas as medidas precisam ser definidas e realizadas em parceria. Tanto que antes da limpeza, foi realizada um encontro com moradores, no domingo (02/12), para identificar problemas, combinar medidas para minimizá-los e organizar como seria o mutirão.

Na reunião, ficou decidido que a solução definitiva é o abastecimento de água por parte da Cedae. Para isso, os moradores devem se organizar para cobrar deste órgão a implementação do projeto já aprovado de água e esgoto para a região. 

Parte do reservatório após a limpeza

O engenheiro Marcos Filgueiras, que faz parte da equipe de assistência técnica do PDCFMA, fez várias visitas ao local, com os profissionais do Núcleo de Convívio e alguns moradores que conhecem mais a situação do reservatório. Ele também acompanhou engenheiros da Fiocruz, que vieram de Manguinhos analisar a situação para pensar medidas corretivas de longo prazo. 

A reunião com os moradores também serviu para a realização de um informe da visita e sugestões do engenheiro Marcos, com o desenho de possíveis ações que poderiam ter uma implementação mais imediata. A comunidade fez uma análise das propostas apresentadas pelo profissional da Fiocruz.

Após a limpeza e manutenção, está agendada um novo encontro com os moradores para o dia 17, às 9h, no CFMA. A ideia é discutir e combinar o próximo passo: a limpeza do castelo do antigo filtro, que também será feita por mutirão.

Reunião no CFMA com os moradores
 

Voltar ao topoVoltar