Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria entre Fiocruz Mata Atlântica e SENAC capacita turmas profissionalizantes


27/12/2019

Por Emerson Rocha

Compartilhar:

O ano de 2019 foi marcante pela retomada de uma antiga parceria entre o Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA) e o SENAC. Nos últimos meses, cinco turmas foram montadas, sendo três para o curso de "Práticas administrativas", uma do curso "Aprenda a desenhar" e outra para o curso de "Jardinagem". Ao todo, 74 pessoas receberam o certificado de conclusão, com a chancela do SENAC.

Os cursos foram ministrados por profissionais oferecidos pelo SENAC. O PDCFMA disponibilizou a estrutura do campus, como salas de aula e equipamentos. A organização foi realizada pela Área de Educação do PDCFMA. No encerramento do curso de Jardinagem, a responsável pela Área de Educação, Sigrid Hoppe, elogiou os participantes e destacou a importância do contato dos alunos com o meio ambiente.

"Se a gente consegue parar e se dedicar a beleza das plantas, flores até dos bichos, isso é muito importante. Essa conexão com sol, água e a terra é muito importante para nossas vidas. A expectativa é que esse curso tenha um significado para sempre a todos que participaram. Até porque, o certificado do SENAC abre muitas portas", disse.  

A grande maioria dos alunos era de moradores da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde fica situado o Campus Fiocruz Mata Atlântica. Um deles é Joel Martins Costa. Mesmo com trabalho formal, ele participou efetivamente do curso e elogiou os novos ensinamentos.

"Tenho um quintal grande, mas quase não ligava pra isso. Vim para o curso por causa do certificado. Mas hoje, minha opinião mudou. Agora tenho maior orgulho do jardim que consegui fazer em casa. Aprendi tudo sobre plantas. E agora fiquei mais apaixonado pela natureza", admitiu.

A profissional responsável pelo curso de Jardinagem foi a paisagista Padma Kukel. Mesmo com toda experiência em sala de aula, ela também ficou emocionada com o desempenho de todos os participantes.

"A função da jardinagem é isso. Trazer alegria e conforto para todos. Fiquei muito feliz por todos os alunos ficaram satisfeitos com o curso. Quero que eles levem pra sempre os ensinamentos. Esse é o maior objetivo. O certificado é importante, mas a felicidade de todos após o curso", concluiu.

Houve ainda uma aula de encerramento do curso de Práticas Administrativas. Os inscritos montaram uma mesa farta de lanches para a confraternização. No fim do encontro, a aluna Juana Moraes da Silva fez um relato sobre a experiência de ter participado das oficinas.

"Esse curso agregou na minha vida pessoal e profissional. Saio daqui diferente. Com uma ótima bagagem. Só tenho que agradecer ao professor e a estrutura disponibilizada pela Fiocruz. Fomos muito bem recebidos e isso é fundamental", declarou. 

"Esse curso foi importante porque houve uma troca de experiência. A gente trocou muito. Ensinei, mas também aprendi muito com os alunos. Isso é o resultado do empenho de todos nesse curso", disse Marcial Daltro, instrutor de Práticas Administrativas.

Qualquer dúvida ou informação, basta entrar em contato com a Área de Educação do Campus Fiocruz Mata Atlântica pelo e-mail educa.fiomata@gmail.com ou pelo telefone 2448-9027.

Voltar ao topoVoltar