Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria entre Fiocruz e FCT é reconhecida como “investimento transformador” pela CEPAL


29/05/2020

OTSS - Bocaina

Compartilhar:


Encontro sobre ervas medicinais entre técnicos da Fiocruz e lideranças indígenas, caiçaras e quilombolas da Bocaina: diálogo entre saber acadêmico e científico a serviço do desenvolvimento

Criado em 2009 a partir de uma aliança entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) foi apontado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU (CEPAL) como “investimento transformador” para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

O reconhecimento foi anunciado nesta quarta-feira (26/05) pela iniciativa “Big Push para a Sustentabilidade”, que dá visibilidade a investimentos capazes de produzir ciclos virtuosos de crescimento econômico, redução das desigualdades e promoção da sustentabilidade. Coordenada pela CEPAL, a iniciativa é realizada no Brasil em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES) e da Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

“A inclusão do OTSS como uma das experiências bem sucedidas do Big Push reforça o acerto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 de investir em uma experiência territorializada, em parceria com as comunidades tradicionais, que trabalha a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável de modo muito amplo. Isso faz com que a Fiocruz avance nas resoluções de seu Congresso Interno em relação ao diálogo com os movimentos sociais, a promoção da cidadania e a defesa da vida”, destaca o pesquisador titular da Fiocruz e Coordenador Geral do OTSS, Edmundo Gallo.

Ao todo, 66 experiências foram incorporadas à plataforma Big Push para a Sustentabilidade. Os critérios para a seleção dos casos mais transformadores foram a quantidade dos indicadores reportados nas três dimensões (social, econômica e ambiental) e a análise dos vínculos do caso estudado com o Big Push para a Sustentabilidade e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Pés no território


Equipe do OTSS durante atividade de planejamento em Paraty: pesquisadores indígenas, caiçaras, quilombolas e juruás trabalhando juntos

Com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), o OTSS atua em territórios indígenas, quilombolas e caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba nas áreas de saneamento ecológico, agroecologia, turismo de base comunitária (TBC), promoção da saúde, educação diferenciada, justiça socioambiental, cartografia social, incubação de tecnologias sociais e monitoramento territorializado da Agenda 2030.

Sua missão é gerar conhecimento crítico, a partir do diálogo entre saber tradicional e científico, para o desenvolvimento de estratégias que promovam sustentabilidade, saúde e direitos para o bem viver das comunidades tradicionais em seus territórios. Para isso, conta com o apoio de pesquisadores indígenas, caiçaras e quilombolas e outros profissionais que integram mais de 20 campos do conhecimento.

“Para o Fórum de Comunidades Tradicionais é uma honra esse reconhecimento dado pela CEPAL. Isso só reforça a importância do protagonismo das comunidades em defesa de seus próprios territórios”, afirma Vagner do Nascimento, coordenador geral do OTSS, Coordenador do FCT e liderança do Quilombo Campinho da Independência, primeiro território quilombola titulado no estado do Rio de Janeiro.

Este é o segundo prêmio importante recebido pelo OTSS em menos de dois anos. Em dezembro de 2018, a parceria entre Fiocruz e FCT também recebeu menção honrosa do Prêmio ODS Brasil na categoria “Ensino, Pesquisa e Extensão”. A premiação teve como objetivo destacar iniciativas que contribuem para a realização da Agenda 2030, que reúne uma série de compromissos assumidos por 193 países das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável no mundo.

 

BIG PUSH

A seleção de Estudos de Casos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável realizada pela CEPAL tem como objetivo dar visibilidade a experiências e iniciativas que geram resultados concretos em direção à sustentabilidade. A partir da Chamada Aberta, foram recebidos 131 estudos de casos, dos quais 66 foram incluídos no “Repositório de casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil.

“As mudanças que estamos enfrentando no momento reforçam a necessidade de ação. Os investimentos maciços necessários para a transição para um modelo econômico saudável, resiliente, de baixo carbono, inclusivo e sustentável são uma oportunidade para gerar um grande impulso à sustentabilidade na América Latina e no Caribe”, destacou a Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena.

Clique aqui para acessar o Repositório de casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil

Acesse a publicação “Investimentos transformadores para um estilo de desenvolvimento sustentável: estudos de casos de grande impulso (Big Push) para a sustentabilidade no Brasil”

Assista ao vídeo completo do Webinar no YouTube onde foram anunciadas as experiências vencedoras.

Voltar ao topoVoltar