26/12/2012
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) assinou termo de cessão de seis oftalmoscópios indiretos e um laser de diodo para unidades da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro. Os equipamentos são úteis no diagnóstico e tratamento da retinopatia da prematuridade (ROP) - doença que acomete o bebê prematuro, podendo levar ao descolamento da retina e até mesmo à perda da visão.
O convênio foi firmado entre Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ), o Instituto Catarata Infantil e o IFF/Fiocruz para implementação do Programa de Prevenção da Cegueira por ROP no estado.
Desde 2010, o IFF/Fiocruz é Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) sobre Cegueira na Infância. Por meio do Departamento de Neonatologia e da sua Unidade de Pesquisa Clínica (UPC), o instituto participa da articulação de estudos e pesquisas na área, incluindo atividades de aconselhamento médico para cuidado ocular neonatal em cooperações técnicas com países da América Latina e Caribe; organização de oficinas sobre retinopatia da prematuridade (ROP) dirigidas a enfermeiras, neonatologistas e oftalmologistas e abertas à presença de governantes locais na América Latina; desenvolvimento de material educativo para profissionais e serviços de saúde; e aperfeiçoamento da qualidade da informação disponível sobre cuidado neonatal.
Leia a reportagem na íntegra.