Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

A pandemia da Covid-19 e os impactos na prática de atividade física foi tema de roda de conversa virtual


23/07/2021

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

O Circuito Saudável, iniciativa do Programa Fiocruz Saudável, promoveu na última quarta-feira (21/7) a primeira roda de conversa virtual de 2021, com o tema: A pandemia da Covid-19 e os impactos na prática de atividade física. O evento contou com a participação de Rejane Petini, especialista em Fisiologia do Exercício pela UFRJ, integrante do Laboratório de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates (LabPPSC/UFRJ), com foco de pesquisa em materiais e métodos de avaliação fisiológica e participante da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Educação Física e Bruno Macedo, professor de Educação Física do Programa Circuito Saudável, mestre em Educação Física pela UFRJ e oficial de controle de dopagem (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Saudável).

A abertura do evento teve a participação de Wanessa Natividade, coordenadora do Circuito Saudável, que aproveitou a oportunidade para contextualizar o histórico do programa e explicar os requisitos para sua solicitação. “O Circuito Saudável foi desenvolvido pelo Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST/Cogepe) em 2014, sendo voltado para a obtenção da qualidade de vida dos trabalhadores da Fiocruz por meio da difusão de informações sobre alimentação e nutrição no campo da saúde do trabalhador e atividades físicas, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática esportiva.  É importante frisar que a instauração do Circuito Saudável em uma unidade da Fiocruz, deve seguir alguns critérios estabelecidos pelo programa, tais como, os exames periódicos realizados pelos trabalhadores, que nos possibilitam entender um pouco mais sobre o ambiente laboral e processo de trabalho que a unidade desempenha e a partir daí, avaliamos a possibilidade de inserção das ações do programa na unidade. Salientamos, também, que o Circuito Saudável é aberto a todos os profissionais da Fiocruz, independentemente do vínculo”, destacou Wanessa.

O trabalho remoto e o sedentarismo foi o primeiro tópico abordado no evento, Rejane Petini destacou que o desequilíbrio dessa relação, proporcionada por esse ‘novo normal’, tem causado uma confusão na vida das pessoas devido a inexistência de um escritório, esse local que remete ao trabalho e que virou a sala de casa, provocando uma carga maior de estresse mental e diminuição de movimento físico. “Nós somos seres de rotina e de ritual, então esse tipo de comportamento de trazer o trabalho para casa acabou com a nossa rotina. Não temos mais o hábito de sair de casa e depois fechar o escritório para voltar para casa e no sentido de comportamento, quando mexemos na rotina, causamos um estresse e uma carga mental muito maior, o que gera um custo físico de redução de movimento e um aumento do estresse mental gerado pela falta da rotina”, frisou.

Pensando em formas de melhorar a saúde física dos trabalhadores da instituição, mesmo durante a pandemia, o Circuito Saudável começou a disponibilizar treinos de atividades físicas online abertos para toda a comunidade Fiocruz, que acontecem às terças e quintas, sempre em dois horários às 8h30 e 14h. Bruno Macedo, profissional que ministra as aulas, destacou que esse novo formato incentivou trabalhadores que antes não conseguiam participar, além de possibilitar um contato mais próximo com as unidades regionais da Fiocruz. “Esperamos conseguir ampliar ainda mais essas aulas, sabemos que não é a mesma coisa que um contato físico, mas foi a forma que encontramos de nos aproximar desses trabalhadores que antes, por algum motivo, não eram atendidos. Foi importante conseguir chegar neles e atendê-los, seja através da prática de exercício físico, seja pela orientação do atendimento online, entendemos que são indivíduos que necessitam de alguma supervisão associada à prática de exercício físico ou aumento do nível de atividade física para que consigam realizar essas atividades de forma segura, dentro do contexto da realidade deles e, a partir daí, melhorar a sua saúde em um contexto global”, finalizou.

A íntegra do evento está disponível no Canal da Cogepe no Youtube. Clique aqui, ative o sininho e fique sempre por dentro das novidades!

Serviço

Se você ficou interessado em fazer parte da turma de treino online do Circuito Saudável, basta escolher o melhor dia e horário, dentre os disponibilizados e acessar o link abaixo:

Terça-feira - 8h30: https://meet.google.com/jqf-chnv-hwt

Terça-feira - 14h: https://meet.google.com/wab-tuhn-iox

Quinta-feira - 8h30: https://meet.google.com/khq-kdjb-cmn

Quinta-feira - 14h: https://meet.google.com/nhq-mvqj-kgh

Sobre o Programa Fiocruz Saudável

O Circuito Saudável é coordenado por Wanessa Natividade, e faz parte do Programa Fiocruz Saudável, que tem como objetivo integrar as dimensões de saúde do trabalhador, biossegurança e gestão ambiental para desenvolver ações concretas que resultem na melhoria da saúde dos trabalhadores da comunidade Fiocruz. Para cumprir esses objetivos, o programa desenvolve ações que incentivam a participação dos trabalhadores em ações e estratégias que visam a promoção da saúde, bem como, a diminuição de riscos à saúde e redução do impacto ambiental gerado pelas atividades da instituição. Para mais informações sobre o Circuito Saudável, entre em contato pelo e-mail: nasa@fiocruz.br/ circuito.saudavel@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar