Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestras discutem métodos e sistemas de compostagem


09/07/2021

Fiocruz Mata Atlântica

Compartilhar:

A compostagem é uma técnica que pode ser acessível a todos. Isto é demonstrado no Curso de formação em compostagem, promovido pela Fiocruz Mata Atlântica (FMA), que reforça o papel dessa tecnologia social para o tratamento de resíduos orgânicos. A atividade acontece até o final de julho e terá duas palestras abertas nos dias 16 e 30 de julho, às 10h. A primeira palestra ministrada por Marcos José de Abreu, idealizador da experiência revolução dos baldinhos e da lei de compostagem. Asegunda por Alvaro Madeira, idealizador do sistema de compostagem de cilindro, e Paulo Monteiro, educador socioambiental do Núcleo de Convívio da FMA, responsável pelo curso. 

As palestras são abertas à toda comunidade Fiocruz e ao público externo com interesse em conhecer melhor a metodologia, as experiências e os sistemas para compostagem de resíduos orgânicos. As transmissõesserão pelo YouTube da FMA. “É muito importante poder ampliar o acesso a técnicas já experimentadas em alguns quintais agroecológicos das casas de moradores do entorno da Fiocruz Mata Atlântica. Desejamos divulgar os métodos com as quais trabalhamos para que as pessoas reproduzam em suas casas”, diz Paulo Monteiro.

As atividades do curso, em andamento desde maio deste ano, têm uma grade voltada para os moradores do Setor 1 da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá e trabalhadores da FMA. A proposta é possibilitar a reaplicação de sistemas de compostagem de cilindro em quintais para reduzir o volume de resíduos orgânicos nos abrigos de lixos e produzir composto orgânico para uso e troca ou geração de renda.

O curso é composto por 22 oficinas com aulas teóricas e práticas que abordam desde aspectos da montagem de composteiras em baldes até a maturação, peneiração e uso dos compostos em jardins e hortas. 

Quem participar das palestras poderá ter acesso a série Papo de Composteiro, constituída por vídeos com entrevistas dos moradores da Colônia Juliano Moreira sobre a implementação de composteiras em seus quintais. A série é um dos resultados do curso e traz uma síntese sobre as técnicas usadas. Os episódios serão disponibilizados no YouTube da FMA.

Voltar ao topoVoltar