Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestrantes


25/06/2015

Compartilhar:

Conheça os convidados do seminário internacional "Maconha: usos, políticas e interfaces com a saúde e direitos", que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de julho, nos auditórios da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), no Centro do Rio de Janeiro.

Sérgio de Souza Verani - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Professor universitário, escritor e membro fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia, em 2003.

Julio Calzada – Ex-secretário Geral da Junta Nacional de Drogas durante o governo de José Mujica, no Uruguai, Julio Calzada.

Francisco Inácio Bastos - Coordenador do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, realizado pela Fiocruz. Pesquisador do Icict/Fiocruz. Doutor em Saúde Pública pela Fiocruz, com estágios de pós-doutorado/pesquisador visitante em países como o Canadá e o Reino Unido. Autor/coautor de mais de 260 publicações em revistas indexadas e de 95 capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.

Leon Garcia – Diretor de articulação e coordenação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça). Doutor em Epidemiologia e Saúde Pública pela University College London, no Reino Unido. Foi coordenador-adjunto da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (2011-2013).

Ivo Bucaresky – Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Membro do Grupo Executivo sobre o Complexo Industrial da Saúde (Gecis). Foi secretário-executivo da Câmara Interministerial de Regulação Econômica do Mercado de Medicamentos (CMED). Tem pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Luis Fernando Tófoli – Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Co-fundador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Leipsi). Professor-doutor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (Concentração em Saúde Mental) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Marcelo Santos Cruz – Coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas (Projad/Ipub/UFRJ). Vice-presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd). Coordenador do Curso de Especialização em Assistência a Usuários de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Autor de livros, artigos e material pedagógico sobre redução de danos, determinantes socioculturais e aspectos clínicos do uso de drogas. Doutor em Psiquiatria (UFRJ).

Camila Magalhães Silveira – Coordenadora do projeto nacional "Integração de competências no desempenho da atividade judiciária com usuários e dependentes de drogas", pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Membro do Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea). Foi assessora científica do Programa Álcool e Drogas sem Distorção do Hospital Albert Einstein. Doutora em Psiquiatria (FMUSP).  

Sidarta Ribeiro (Neurocientista, professor da UFRN) - Professor Titular de Neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

João Menezes (Doutor em Biofísica, UFRJ) - Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eduardo Faveret (Neurologista, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer) - Neurologista e pediatra, Eduardo Faveret é coordenador do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Fez especialização na Alemanha, na Universidade de Bonn, um dos maiores centros do mundo de referência no tratamento de epilepsia. Além da criação do Centro de Epilepsia, é responsável pela Liga Brasileira de Epilepsia do Rio de Janeiro.

Elisaldo Carlini (Diretor do Cebrid, professor da Unifesp) – Médico com mestrado em Psicofarmacologia - Yale University. Atualmente integra a Universidade Federal de São Paulo, é membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems (7º Mandato) - World Health Organization (WHO) e coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).

Ilona Szabó - Coordenadora executiva da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, Instituto Igarapé. Possui mestrado em Estudos de Conflito e Paz pela Universidade de Uppsala, Suécia, e especialização em Desenvolvimento Internacional, pela Universidade de Oslo, Noruega. É graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá. 

Maurício Fiore - Coordenador científico da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas. Bacharel em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Maria Lúcia Karam - Juíza aposentada, presidente da Law Enforcement Against Prohibition (Leap) Brasil.

Paulo Cesar Pontes Fraga - Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na École de Criminologie da Universidade de Montreal.

Jorge Luiz Barbosa - Diretor do Observatório de Favelas, professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona - Espanha.

Augusto Vitale - Presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis / Uruguai. Atualmente é presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis no Uruguai, criado pela Lei 19.172. Também realiza pesquisas acerca da temática. Vitale é psicólogo, formado na Faculdade de Psicologia da Universidade da República (Uruguai) e possui especialização em Psicologia Social e Institucional. Participa da gestão de políticas públicas de promoção da saúde, educação, prevenção às drogas e violência, programas de redução de riscos e danos, em conjunto com diversos atores, instituições e redes comunitárias.

Julita Lemgruber – Pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ.

Jorge Da Silva - Doutor em Sociologia, Coronel da reserva, ex-chefe do Estado-Maior Geral da PMERJ. É doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto da universidade. Professor do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (UFF - CEDERJ / CECIERJ). Serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral.

Luciana Boiteux - Professora adjunta da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Graduada em Direito pela UERJ, é Mestre em Direito da Cidade (UERJ) e Doutora em Direito Penal (USP). Professora adjunta, em dedicação exclusiva de Direito Penal e Criminiologia da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Pesquisadora associada ao Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e Professora do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Direito da UFRJ. É Vice-Presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro.

Orlando Zacoone - Delegado da Polícia Civil/RJ, membro da Leap Brasil. Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro desde 1999. Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Direito, é autor do livro Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas (Rio de Janeiro: Revan, 2007) e professor de Criminologia na Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Deputado federal Paulo Teixeira – Formado em Direito na Universidade de São Paulo (USP). É Mestre em Direito Constitucional (USP).

Deputado federal Jean Wyllys – Jornalista, escritor e professor universitário (ESPM e Universidade Veiga de Almeida.  Formado na Universidade Federal da Bahia, é Mestre em Letras e Linguísticas (UFBA).

Voltar ao topoVoltar