19/10/2012
O embate entre o modelo de crescimento econômico adotado no mundo e os direitos sociais e ambientais será o tema da palestra Uma maré de conflitos ambientais na América Latina e no mundo, ministrada pelo especialista em Ecologia Política e Economia Ecológica, Joan Martínez Alier, da Universidade Autônoma de Barcelona, no Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
O evento, que acontecerá no salão internacional da Ensp, na quarta-feira (24/10), é aberto ao público e pretende analisar os conflitos envolvendo populações tradicionais em áreas de extração de matérias-primas e de minérios, produção de energia, etc. Também será analisado o aumento das exportações por países como Brasil e outros na América Latina e na África em função da grande demanda chinesa.
Alier pesquisa economia ecológica, metabolismo social, ecologia política e movimentos internacionais de justiça ambiental há 30 anos e é coordenador do projeto internacional Environmental Justice Organizations, Liability and Trade (Ejolt), que analisa conflitos ambientais relacionados ao comércio internacional e apoia organizações de justiça ambiental em várias regiões do mundo.
No Brasil, a Fiocruz é parceira da Ejolt, por meio do pesquisador Marcelo Firpo Porto, coordenador da Mapa da Injusiça Ambiental e Saúde no Brasil.
Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a palestra pela web.