Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Outubro rosa': campanha busca conscientizar mulheres sobre o câncer de mama


03/10/2013

Compartilhar:

O acesso do público prioritário à mamografia - composto por mulheres de 50 a 69 anos de idade - cresceu 37% em 2012 em relação a 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Em todas as faixas etárias, foram realizados 4,4 milhões de exames no SUS em 2012, o que representa um aumento de 26% em relação a 2010.

Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados durante a campanha Outubro Rosa, de conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, que é a segunda causa de morte de mulheres.

No Brasil, em 2011, a doença fez 13.225 vítimas e, no mesmo ano, foi lançado o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, para expandir a assistência oncológica no país.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional e caracterizado pela iluminação rosa em prédios públicos e construções emblemáticas. A cor representa a união dos povo pela saúde feminina.

Leia mais e veja a campanha nacional em favor do Outubro Rosa no site do Ministério da Saúde.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar