Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente premia destaques


03/06/2005

Compartilhar:

2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente premia destaques regionais

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

A 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente premiará nesta segunda-feira (06/06) os autores dos seis trabalhos selecionados pela Coordenação Regional Sudeste. A entrega dos certificados da fase regional da competição ocorrerá em cerimônia solene programada para as 14h, no Salão Nobre da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), no centro da capital paulista. A cerimônia contará com a presença de Cristina Araripe, do Conselho de Orientação da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, de Maria Conceição Messias, coordenadora da Regional Sudeste, e Maria Sílvia Bortolozzo.

Promovida pela Fiocruz, pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é uma competição educacional que tem como objetivos estimular a reflexão sobre temas ligados à saúde e ao meio ambiente e tornar o conhecimento científico mais próximo do cotidiano escolar. Voltada para estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e médio, premia trabalhos em três diferentes modalidades: "Arte e ciência", "Produção de textos" e "Projeto de ciências". Na primeira concorrem trabalhos que relacionem e integrem conhecimentos científicos e tecnológicos a manifestações artísticas como pintura, escultura, colagem, música e teatro. A segunda é destinada a produções literárias em prosa ou poesia e a terceira a projetos que busquem dinamizar e tornar mais atraente o aprendizado das diversas disciplinas do ensino fundamental e médio. Nesta segunda edição foram inscritos 221 trabalhos na modalidade "Arte e ciência", 370 em "Produção de textos" e 201 em "Projetos de ciência".

A competição subdivide-se em duas etapas. Na regional, são selecionados os melhores trabalhos dos ensinos fundamental e médio nas três modalidades de disputa divididos entre as regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará), Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) e Minas/Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Desta seleção prévia saem os vencedores da fase nacional da Olimpíada.

A cerimônia de premiação nacional ocorreu em 12 de abril, no Rio de Janeiro e integrou as atividades da Expo-Interativa: ciência para todos. Os nomes dos trabalhos consagrados na fase regional e nacional da competição estão disponíveis nas página eletrônica do evento.

Os interessados em participar da próxima edição da competição já podem começar a preparar seus projetos: serão aceitas inscrições para a 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente a partir de março de 2006.

Voltar ao topoVoltar