Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Oficina sobre livros raros recebe candidaturas até dia 26/11


24/11/2014

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Estão abertas até dia 26 de novembro as inscrições para a oficina Livro raro - catalogação e preservação de acervos promovida pela Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Esta é uma continuação da oficina Livro raro – o que é? realizada em setembro, que contou com duas edições.

A atividade tem por objetivo subsidiar a formação e a gestão de coleções bibliográficas especiais. As solicitações de inscrições devem ser enviadas para o e-mail obrarara@fiocruz.br. O evento acontece no dia 8 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na sala 405 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Serão oferecidas 50 vagas.

Dentre os principais tópicos abordados estão introdução à catalogação de livros raros fundamentada na análise bibliológica e na pesquisa bibliográfica; padronização de notas na catalogação de livros raros; fontes de pesquisa; preservação e conservação de acervos; preservação digital: o que é?

Aberta ao público externo mediante inscrição, a atividade é voltada para bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, pesquisadores de acervos de memória e demais profissionais interessados em entender o conceito de raridade bibliográfica.

Docentes

Jeorgina Gentil Rodrigues, bibliotecária na Biblioteca de Ciências Biomédicas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ela é mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Informação, Comunicação em Saúde pelo Icict/Fiocruz.

Manoel Barata, bibliotecário na Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ele é mestrando profissional em Biblioteconomia do PPGB - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Lima: Conservador-Restaurador na Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, ele é mestrando em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas.

Voltar ao topoVoltar