Início do conteúdo

Obsma/Fiocruz comemora a Semana do Meio Ambiente com lançamento de e-book e Oficina Pedagógica


07/06/2021

Obsma/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para marcar a data, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) realiza atividades para escolas, professores, alunos e demais públicos interessados durante a semana.  

Nesta segunda-feira (7/6), no Instagram da Obsma (@obsma_fiocruz), às 17h, será realizada a live de lançamento do E-book Triathlon da Sustentabilidade. A publicação é o resultado de uma das propostas apresentadas e discutidas durante o processo de formação de doutorandos da instituição, promovido pela Obsma no segundo semestre de 2020. A obra é organizada por Cristina Araripe, pesquisadora, coordenadora nacional da Obsma e de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Amanda Séllos, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); e Carlos Saldanha Machado, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

O e-book é um recurso educacional aberto que oferece acesso a materiais de apoio ao professor nas áreas dos temas transversais Saúde e Meio Ambiente, propondo-se ainda a ser um “roteiro pedagógico” para ser utilizado com alunos em sala de aula. Cristina e Amanda farão um bate-papo na live, mostrando como as escolas podem usufruir do material.  

Nos dias 8 e 9 de junho, das 10h às 12h, será realizada a 1ª Oficina Pedagógica Online 2021, como pré-lançamento da 11ª Edição da Obsma. A oficina irá abordar o tema Saúde e Sustentabilidade, e terá como convidados, no primeiro dia, falando sobre Sustentabilidade e Agenda 2030 da ONU, Paulo Gadelha, pesquisador, ex-presidente da Fiocruz e coordenador da estratégia Fiocruz para a Agenda 2030; e, no segundo dia, Carlos Saldanha, falando sobre Desenvolvimento Nacional e sustentável: o que a escola precisa saber sobre Constituição; e Amanda Séllos, falando sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sustentabilidade na educação. As inscrições são gratuitas. Para participar da Oficina, é necessário preencher um formulário.  

 

Serviço:  

Live – Lançamento do E-book Triathlon da Sustentabilidade

7 de junho – 17h 

Instagram @obsma_fiocruz 

 

1ª Oficina Pedagógica Online 2021 – Saúde e Sustentabilidade 

11ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

8 e 9 de junho – 10h 

Inscrições: https://olimpiada.fiocruz.br/oficinas/

Voltar ao topoVoltar