Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin é tema de conferência aberta ao público, em 25/8


20/08/2014

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) realizará na segunda-feira, 25/8, a conferência inaugural do semestre 2014.2 com o tema “O Círculo de Bakhtin (1917-1929)". O conferencista será o pesquisador Craig Brandist, professor de Teoria da Cultura e de História Intelectual do Departamento de Estudos Russos e Eslavos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra.

O evento está sendo realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e ocorrerá de 10h às 12h, no auditório Pedro Calmon, que fica no Campus da UFRJ, na Praia Vermelha.

Autor de diversos livros, como The Bakhtin Circle: Philosophy, Culture and Politics (2002) e Repensando o Círculo de Bakhtin: novas perspectivas na história intelectual (2012), dentre outros, Craig Brandist é um estudioso da obra de Mikhail Bakthin e do impacto do pensamento de Antonio Gramsci nas teorias soviéticas sobre linguagem e poder. O professor concentra sua pesquisa no ambiente intelectual soviético entre 1920 e 1930 e, particularmente, nas teorias da linguagem e da cultura que emergiram nesse contexto.

O evento integra a disciplina do curso de pós-graduação do Icict intitulada Filosofia, História e Cultura na obra de Mikhail Bakhtin (1930-1975), que aborda o desenvolvimento do pensamento de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin, mostrando as  ideias e os conceitos de Bakhtin em relação a outros movimentos teóricos russos; as diferentes concepções nos estudos russos acerca da linguagem, de seu funcionamento e de suas relações com a cultura e com a sociedade; a obra de Bakhtin em suas afinidades e incompatibilidades com o formalismo e o marxismo russos; o entendimento da linguagem como processo ininterrupto de devir histórico; a palavra viva;  a questão do dialogismo; as interações (filosóficas, históricas e culturais) entre os estudos soviéticos sobre linguagem e hegemonia com as perspectivas ocidentais sobre o assunto e o impacto de Antonio Gramsci nos debates russos sobre linguagem e hegemonia.

A conferência tem entrada franca e o campus da UFRJ na Praia Vermelha fica na Av. Pasteur, 250, 2º andar, na Urca, no Rio de Janeiro. 

Voltar ao topoVoltar