Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Obra da Editora Fiocruz discute as doenças infecciosas relacionadas à dermatologia no Brasil.

13/12/2022

Anna Bustamante * Editora Fiocruz

Compartilhar:

As manifestações dermatológicas humanas decorrentes de infecções, infestações e outros agravos biológicos. Esse é o tema central de Dermatologia & Doenças Infecciosas: fundamentos e condutas, nova obra da Editora Fiocruz, que está disponível para aquisição somente no formato digital, por meio da plataforma SciELO Livros. 

Organizado pelos médicos dermatologistas Maria Clara Gutierrez Galhardo, Fabio Francesconi do Valle e Antonio Carlos Francesconi do Valle, o título expõe a dimensão e as especificidades da área temática das doenças  infecciosas  na  dermatologia e busca contribuir  para  a  sistematização  do  conhecimento  das  principais  doenças  infecciosas relacionadas à dermatologia do Brasil,  — visto que há uma lacuna na literatura sobre este tema.  

Todos os 33 capítulos estabelecem interação com as áreas das ciências da saúde e das ciências biológicas, com destaque para a saúde coletiva, a medicina (dermatologia e doenças infecciosas), a microbiologia e a parasitologia. São apresentadas  neste  volume  infecções  cutâneas  primárias;  infecções  sistêmicas  com manifestações  cutâneas  específicas;  infecções  sexualmente  transmissíveis  (ISTs);  acidentes  por  animais  peçonhentos e venenosos; acidentes por animais marinhos; e febre e erupção cutânea em diversas doenças.  

Fruto de mais de quarenta anos de experiência de seus organizadores na assistência, na pesquisa e no ensino, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), a obra aborda, ainda, as chamadas doenças negligenciadas – com destaque, entre estas, para as zoonoses. “Trata-se de ferramenta de grande utilidade para profissionais da saúde que atuam em serviços com diferentes graus de complexidade e para estudantes e professores de cursos afins”, complementa Valdiléa Gonçalves Veloso dos Santos, atual diretora do INI/Fiocruz, na quarta capa do livro.  

A obra, segundo a doutora em doenças infecciosas e parasitárias e ex-diretora do INI/Fiocruz, Keyla Belizia Feldman Marzochi, no prefácio do livro, “oferece contribuição  específica  ao conhecimento das afecções no âmbito da clínica e da assistência, para o diagnóstico precoce e o tratamento alcançável, e da vigilância clínica, para redução da morbidade e da letalidade – portanto, do adoecimento e dos óbitos evitáveis, coletivamente”.  

Sobre os organizadores 
Maria Clara Gutierrez Galhardo é médica  infectologista,  dermatologista,  doutora  em dermatologia  com  pós-doutorado  pelo  Instituto  de  Salud Carlos  III,  Madrid,  Espanha, e médica  do  Instituto  Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz (INI/Fiocruz).

Fabio Francesconi do Valle é médico dermatologista, doutor em dermatologia, professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Amazonas (UEA) e médico  da Fundação  de  Medicina  Tropical  Doutor  Heitor  Vieira Dourado.

Antonio Carlos Francesconi do Valle é médico dermatologista, doutor em dermatologia e médico do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz (INI/Fiocruz).   

Livro | Dermatologia & Doenças Infecciosas: fundamentos e condutas
Editora Fiocruz
Primeira edição: 2022
368 páginas
Preço e-book (versão digital): R$ 59,40

Estagiária de comunicação, sob supervisão da Assessoria de Comunicação da Editora Fiocruz

Voltar ao topoVoltar