Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

11/10/2018

Núcleo de Estudos do IOC discute inovação e empreendedorismo (19/10)


Fonte: IOC/Fiocruz

Com o tema Inovação e empreendedorismo no Brasil: sonho ou realidade, a próxima edição do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), marcada para o dia 19 de outubro, contará com a presença de representantes de duas renomadas instituições nacionais: Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O encontro, que acontece a partir das 10h, no auditório Emmanuel Dias, do Pav. Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – RJ), debaterá, dentre outros pontos, as oportunidades e desafios que os tempos de crise imputam sobre a implementação de novos negócios ou mudanças ou sobre a criação de empresas e produtos. A atividade, integrada ao 6º Encontro do IOC, é gratuita e não tem necessidade de inscrição prévia.

Sobre os palestrantes

Carlos Américo Pacheco é diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp. Pacheco possui graduação em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Columbia University. Foi secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho de Administração da FINEP, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira é presidente da Firjan desde 1995. À frente do Sistema Firjan, ocupa os cargos de presidente do Cirj, do Conselho Regional do Senai, e de Diretor regional do Sesi. É membro titular da Academia Nacional de Engenharia e do Conselho Diretor da Ação Comunitária do Brasil. É membro do Conselho Superior da Fiocruz e da PUC-RJ. Preside o Conselho Deliberativo da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), desde sua criação, em 1999.

Sobre o NEA

O Núcleo de Estudos Avançados do IOC discute temas de importância para a saúde pública com a participação de convidados de diversas áreas do conhecimento. Confira a cobertura das edições anteriores,

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar