26/04/2018
Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)
Problema que impacta diretamente a vida de populações nas grandes e médias cidades, a violência será tema da próxima edição do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que acontece nesta sexta-feira, dia 27 de abril. Para discutir os aspectos sociais, políticos e econômicos sobre o assunto, o evento receberá os pesquisadores Bruno Paes Manso, da Universidade de São Paulo (USP), e Ignácio Cano, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A atividade, com entrada gratuita, será realizada às 10h, no auditório Emmanuel Dias (Pav. Arthur Neiva), localizado no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – Rio de Janeiro).
Sobre os palestrantes
Bruno Manso possui mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP, graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP e em jornalismo pela PUC. Atualmente realiza pesquisa de Pós Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP).
Ignácio Cano possui doutorado e graduação em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é professor associado da UERJ. Tem experiência na área de Psicologia Social e Sociologia, atuando principalmente nem políticas públicas, educação, direitos humanos, violência e segurança pública.
Sobre o NEA
O Núcleo de Estudos Avançados do IOC discute temas de importância para a saúde pública com a participação de convidados de diversas áreas do conhecimento. Confira a cobertura das edições anteriores, clique aqui.
Próximas edições
4 de Maio
O Brasil face à revolução da longevidade
Alexandre Kalache, ex-Coordenador Programa de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS)
*sessão integrada ao Centro de Estudos do IOC
22 de Maio
Lei da Biodiversidade e seus impactos na pesquisa (mais informações em breve)
15 de Junho
Meio Ambiente Global e Amazônia em crise: o que fazer?
Paulo Eduardo Artaxo Netto, pesquisador do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP)
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz