Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo livro debate os obstáculos para a universalização do acesso à água e ao esgoto


13/06/2013

Fonte: Editora Fiocruz

Compartilhar:

Até 2015, a parcela da população sem acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário deveria ser reduzida ao menos pela metade, apontam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Levantamentos indicam que a meta não será atingida em muitos países. Não faltam soluções tecnológicas nem existem limitações físicas naturais intransponíveis: os obstáculos para a universalização sustentável dos serviços estão ligados a crises de governo e da gestão democrática e a desafios éticos. Portanto, é preciso um esforço sistemático para organizar esse campo em termos conceituais e metodológicos. E esta é justamente a proposta do livro Política Pública e Gestão de Serviços de Saneamento, de Léo Heller e José Esteban Castro (orgs.), lançamento das Editoras UFMG e Fiocruz.

Segundo os organizadores, recursos financeiros e prioridade política são necessários, mas não suficientes. Por isso, eles propõem um debate amplo e multifacetado sobre política pública e gestão. Entre os autores do livro estão advogados, economistas, engenheiros, geógrafos, historiadores, hidrólogos, cientistas políticos, sociólogos e vários outros estudiosos do tema, oriundos de diversos países.

A coletânea está dividida em duas partes. A primeira traz um conjunto de reflexões teóricas e conceituais. A segunda apresenta um leque de experiências nacionais e regionais sobre a política pública e a gestão dos serviços de saneamento, buscando compreendê-las a partir de seus condicionantes históricos e de outros aspectos sistêmicos e estruturais, no longo prazo. 

Veja o livro no site da Editora Fiocruz.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar