Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo livro da Editora Fiocruz aborda o Hospício Nacional de Alienados (HNA)

07/12/2022

Anna Bustamante * Editora Fiocruz

Compartilhar:

Com o propósito de elucidar as várias faces do Hospício Nacional de Alienados (HNA) no  período  imperial e, assim, contribuir para a preservação de parte do patrimônio histórico da psiquiatria brasileira, a Editora Fiocruz e a Editora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançam, em coedição, O Hospício da Praia Vermelha Do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944), livro que está disponível para aquisição nos formatos impresso - via Livraria Virtual da Editora - e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.

Organizado pela socióloga Ana Teresa A. Venancio e pelo historiador Allister Teixeira Dias a obra é fruto do projeto de pesquisa “Do Hospício de Pedro II ao Hospício Nacional de Alienados: Cem Anos de Histórias (1841-1944)” – desenvolvido entre 2015 e 2018, no Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e financiado pelo Edital do Programa de Excelência em Pesquisa (Proep-Fiocruz-CNPq). Foram reunidas neste livro as contribuições mais recentes de pesquisas que têm como tema comum a história do Hospício Nacional de Alienados (HNA), primeiro hospício especializado para alienados do país. 

O lançamento se soma aos títulos que abordam o Hospício Nacional de Alienados (HNA) e revisita a história do hospício com base na análise de novas fontes e perguntas. Também se utiliza de variadas e renovadas perspectivas teóricas e metodológicas mais recentes. “Como os próprios coordenadores do livro indicam, a emblemática instituição brasileira já tem sido objeto de numerosos estudos, mas, neste caso, as contribuições tanto metodológicas como de conteúdo fazem deste livro coletivo um produto novo e original”, reafirma Rafael Huertas, professor no Instituto de História (IH) do Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Científica (CSIC) de Madrid, no prefácio do livro. 

Hospício Nacional de Alienados 
O HNA foi a primeira instituição especializada na assistência a alienados no país, criada em 1841 e fundada em 1852 com o nome de Hospício de Pedro II, que permaneceu em funcionamento até 1944 onde hoje se encontra o campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro.  

Sabendo que a instituição foi inaugurada no Segundo Reinado, o livro aborda todo o percurso histórico do HNA, levando em consideração os aspectos políticos e sociais da época. “Nosso intuito era exatamente construir um objetivo principal amplo o bastante que permitisse investigações em diferentes temas, mas, de qualquer modo, ligadas às duas facetas do hospício – a científica e a assistencial –, sem deixar de observarmos a relação da instituição com a cidade e sociedade da qual fazia parte”, explicam os organizadores, na apresentação do livro.    

Dividida em cinco partes, a obra conta com análises históricas produzidas por 23 autores de variadas formações, com predominância de historiadores. Também contribuem pesquisadores das áreas de antropologia, da biblioteconomia, da arquivologia, da filosofia e da própria psiquiatria.  “Com esse conjunto intelectual plural, pretendemos continuar diversificando e aprofundando as histórias que as fontes sobre o Hospício Nacional de Alienados podem nos contar.  Assim, este livro segue o percurso histórico dessa instituição, mesclando as perspectivas sincrônicas e diacrônicas, mas buscando perceber, sobretudo, as modulações que ela sofreu em cada contexto político-social”, complementam Ana Teresa A. Venancio e Allister Teixeira Dias.

O título se propõe a fomentar o debate sobre a história da psiquiatria e suas instituições, além de demonstrar que, em diferentes momentos da instituição, o que se mostra não é algo apenas sobre a experiência da loucura no Rio de Janeiro, mas também sobre essa cidade, suas tramas sociais e culturais. “A história de uma instituição dessa natureza também é a história da formação sociocultural que lhe deu origem. Por meio da instituição, portanto, fala-se para além dela: fala-se da formação de uma sociedade e do modo como foi construída”, concluem os organizadores.

Sobre os organizadores 
Ana Teresa Venancio é socióloga, fez mestrado e doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisadora e professora no Departamento de Pesquisa e no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Desde 2008 participa da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatría, da qual foi cocoordenadorae não destrua a natureza.

Allister Teixeira Dias é historiador pela Universidade Federal Fluminense (UFF); fez mestrado e doutorado em História das Ciências na Fundação Oswaldo Cruz; é pesquisador bolsista da Fundação Biblioteca Nacional (Programa Nacional de Apoio à Pesquisa), além de membro da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatría e professor da educação básica e de cursos ministrados no Núcleo Clio Psyché da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 
 
Livro | O Hospício da Praia Vermelha: Do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944)
Editora Fiocruz
Primeira edição: 2022
552 páginas
Preço de capa (versão impressa): R$ 98,00
Preço e-book (versão digital): R$ 68,00

Estagiária de comunicação, sob supervisão da Assessoria de Comunicação da Editora Fiocruz

 

Voltar ao topoVoltar