Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo livro da coleção História e Saúde aborda a institucionalização da medicina em Goiás

LIVRO: Médicos do Sertão

04/11/2022

Anna Bustamante*/Editora Fiocruz

Compartilhar:

O processo de institucionalização da medicina goiana no período de 1947 a 1960 é o tema central de Médicos do Sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960, obra escrita pela pesquisadora e historiadora Tamara Rangel Vieira. Somando-se à coleção História e Saúde, o livro será lançado pela Editora Fiocruz na próxima quarta-feira (9/11), e estará disponível para aquisição nos formatos impresso - via Livraria Virtual da Editora - e digital, por meio da plataforma SciELO Livros

Fruto da tese de doutorado defendida pela autora, em 2012, no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz), o título evidencia como um conjunto de jovens médicos construiu em Goiás - estado então distante dos mais conceituados centros médicos e científicos do Brasil do século XX - uma comunidade médica de pesquisa e ensino capaz de dialogar com seus pares, nacional e internacionalmente. O resultado disso foi, como mostra a autora, a fundação da Associação Médica de Goiás (AMG), a criação da Revista Goiana de Medicina e a inauguração da Faculdade de Medicina de Goiás, entre outros exemplos.

Ao mesmo tempo, Tamara Vieira usa como analogia o clássico Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, para evidenciar a imagem pejorativa de sertão que foi atrelada ao estado de Goiás e discutir sobre a questão das desigualdades regionais. “A autora nos adverte sobre as surpreendentes veredas do conhecimento científico, que podem ganhar desenhos particulares em certas regiões”, comenta, na orelha do livro, a historiadora Angela de Castro Gomes, professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora emérita do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV).

Assim, o volume se propõe a mapear as formas pelas quais esse grupo de médicos buscou se consolidar. “Embora tenham se organizado em um espaço que, a princípio, poderia ser compreendido como a periferia da periferia, os médicos goianos lograram êxito em suas iniciativas e ganharam notoriedade em âmbitos nacional e internacional pelas pesquisas locais que desenvolviam", reforça Tamara Vieira, no texto de apresentação do livro.

Doenças locais do Brasil Central
Em quatro capítulos, Médicos do Sertão, além de destacar os poucos recursos financeiros que os médicos goianos tinham à disposição, aborda também como a atuação dos profissionais nos debates acerca das endemias típicas do Brasil Central, em especial a doença de Chagas, impulsionou a confirmação institucional dessas organizações. “Nação, região e ciência são vistos em sua polifonia a partir do caso dos médicos goianos, subvertendo-se limites geográficos e ampliando-se a compreensão sobre a história da ciência e, em especial, da medicina e das endemias rurais no Brasil”, enfatiza, no prefácio do livro, a presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lima. 

A autora reforça esse aspecto ao comentar as razões que a levaram, em suas pesquisas, a jogar luz sobre uma região ainda pouco dimensionada na historiografia das ciências e da saúde. Além de dimensões simbólicas, foram as doenças locais que influenciaram diretamente o processo de institucionalização da medicina no estado. "Moléstias como a esquistossomose, a hanseníase, a malária e a doença de Chagas, por serem graves problemas de saúde pública e constituírem ameaças ao projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1956-1960), motivaram ações estatais de profilaxia e educação saniária pelo interior do país. Tais enfermidades eram típicas do Brasil Central e, portanto, também preocupavam os médicos que com elas lidavam no dia a dia em seus consultórios e clínicas", enfatiza a historiadora. 

Sobre a autora
Tamara Rangel Vieira é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), onde é pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS).

Sobre a coleção História e Saúde
De vocação interdisciplinar, a coleção História e Saúde tem como objetivo fortalecer o campo da história das ciências e da saúde, promovendo a publicação de pesquisas que possam contribuir para a compreensão do presente e do passado em consonância com a historiografia contemporânea. Inaugurada em 2001, a coleção já conta com 45 livros publicados.  

➡️ Clique aqui para acessar o catálogo completo da coleção.

Livro | Médicos do Sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960 
Editora Fiocruz | Coleção Temas em Saúde
Primeira edição: 2022
303 páginas
Preço de capa (versão impressa): R$ 54,00
Preço e-book (versão digital): R$ 32,40

Estagiária de comunicação, sob supervisão da Assessoria de Comunicação da Editora Fiocruz

Voltar ao topoVoltar