Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo índice avalia relações entre clima e saúde


28/08/2007

Compartilhar:

Novo índice avalia relações entre clima e saúde

Uma nova metodologia desenvolvida pela Fiocruz para medir a vulnerabilidade das populações a doenças, aspectos socioeconômicos e oscilações do clima revelou que Alagoas é o estado a em pior situação no país, enquanto o Rio Grande do Sul ocupa o outro extremo. O Índice de Vulnerabilidade Geral (IVG) é resultado de estudo encomendado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que comparou, inicialmente, as situações dos estados brasileiros.

O trabalho, conduzido pelo Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e coordenado pelo pesquisador Ulisses Confalonieri, inovou ao unificar diferentes indicadores em um mesmo cálculo: o IVG é a média de três outros índices – epidemiológico, socioeconômico e climatológico – também selecionados pelo grupo da Fiocruz. Após testarem diversos procedimentos estatísticos, os pesquisadores optaram por construir um indicador seguindo metodologia inspirada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), instituído pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A metodologia foi apresentada em junho em congresso organizado pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), em Fiji.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias

Voltar ao topoVoltar