Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo curta 'CorpoAlma' debate reeducação alimentar e obesidade


03/11/2022

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e de reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde. 

Eis o dispositivo de CorpoAlma, novo curta da série SUS e Clínicas da Família. A produção é fruto de parceria entre a VideoSaúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e o IdeiaSUS da Fiocruz. CorpoAlma já está disponível na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde.

Histórias de vida se entrelaçam no cotidiano do grupo e foram captadas em CorpoAlma. Aline tem sobrepeso desde a adolescência e, além entre outros problemas de saúde, enfrentou a depressão. Já consegue tirar fotos e contar sua história para as câmeras e vai vencendo a ansiedade; Janaína ganhou peso e com ele elevou açúcar, colesterol ruim e veio a pressão alta. A alimentação equilibrada e as sessões no grupo estão revertendo o quadro; Fabíola, por sua vez, perdeu o emprego, veio a baixa estima, passou a comer desregradamente e, junto, dores no joelho e o cansaço constante. No grupo, vai dando a volta por cima. Sempre com o acompanhamento integral da equipe da Clínica da Família Augusto Boal.

“Conhecer e conversar com essas mulheres e os profissionais da Boal e frequentar as sessões de controle de obesidade e de reeducação alimentar mostraram o papel estruturante da atenção básica na vida dessas pessoas. São vínculos potentes”, conta Wagner de Oliveira, que desenvolveu o curta junto com Paulo Castiglioni e Marcos Renkert, da VideoSaúde. “Desde que a equipe do IdeiaSUS visitou a Boal no início deste ano, percebemos o grande vínculo da unidade com o território e as pessoas do seu entorno”, completa.

Assista o curta CorpoAlma:

 

Unidades básicas de saúde visitadas

CorpoAlma foi desenvolvido no âmbito de uma série de visitas da equipe do IdeiaSUS a unidades básicas de saúde da região de Atenção Primária 3.1 no Rio de Janeiro. Foram visitadas mais de 30 unidades, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, para mapeamento de suas atividades e apresentação da Plataforma IdeiaSUS. O projeto segue incorporando práticas da região no IdeiaSUS.

A AP 3.1 localiza-se no entorno do eixo da Estrada de Ferro da Leopoldina e congrega seis regiões administrativas: Ramos, Penha, Vigário Geral, Ilha do Governador, Complexo do Alemão e Complexo da Maré. O conjunto de bairros da AP 3.1 abriga, de acordo com o Censo de 2010 do IBGE, mais de 1 milhão de mil habitantes. Trata-se de uma população composta majoritariamente por jovens adultos – um terço do total está na faixa etária de 20 a 39 anos – e com 13% acima dos 60 anos. A AP 3.1 possui 186 equipes de Saúde da Família, 58 equipes de Saúde Bucal e sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

“Há muitas inovações e boas iniciativas concluídas e em andamento nas unidades básicas. Essas práticas precisam ser compartilhadas e capilarizadas. Indicam um SUS vivo e presente na vida das pessoas”, completa Wagner Oliveira.

Conheça a série SUS e Clínicas das Famílias:

Escutas

TerritórioRua

Construtora de Caminhos

Voltar ao topoVoltar