Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novembro Negro na Fiocruz: conheça a programação


17/11/2023

Cedipa/Presidência

Compartilhar:

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) da Fiocruz e o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da instituição apresentam a Agenda Novembro Negro na Fiocruz. O objetivo é reunir as atividades desenvolvidas pelas unidades para marcar o Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, celebrado em 20 de novembro. A mobilização representa o compromisso da Fundação com a promoção da igualdade racial, a valorização da diversidade e o enfrentamento ao racismo.  

A iniciativa também visa chamar a atenção da comunidade Fiocruz sobre a importância do mês de novembro para o reconhecimento da história de resistência das pessoas negras no Brasil, que representam mais de 56% da população do país. Ao mesmo tempo, segundo o Boletim Estatístico de Pessoal 2021 da Fiocruz, produzido pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), 23,3% dos servidores da instituição se autodeclaram pretas e pardas, sendo importante ampliar a presença de pessoas negras no cotidiano de trabalho da Fundação e criar espaços de diálogo e reflexão sobre as questões raciais que ainda persistem na instituição e na sociedade. 

Coordenadora da Cedipa/Fiocruz, Hilda Gomes comentou que o objetivo do fortalecimento da Agenda do Novembro Negro é provocar sobre a necessidade da elaboração de práticas antirracistas na instituição. Segundo ela, “esperamos mobilizar a Fiocruz contra o racismo. Não basta apenas uma pessoa negra ocupar lugar de representatividade, é importante que a sociedade brasileira, cuja população é em sua maioria formada por pessoas negras, reconheça essas potências e de uma vez por todas rechace todas as situações racistas”.   

Responsável pelo eixo Relações Étnico-raciais da Cedipa e da coordenação colegiada do Comitê Pró-Equidade, Roseli Rocha, comentou sobre a importância da mobilização da Agenda Novembro Negro na Fiocruz, destacando também as políticas de ação afirmativa como mecanismo de redução dessas desigualdades. Segundo ela, "as pessoas negras representam 75% das vítimas de homicídios do país. São a maioria da população encarcerada, em situação de rua, em condições precárias de trabalho e moradia. Diante dessa realidade, é de extrema relevância a Fiocruz dar visibilidade as pautas antirracistas e mobilizar as pessoas para serem ativas nesse processo de construção de relações sociais mais justas e equânimes". 

Conforme ainda lembra Roseli, a Fiocruz tem um compromisso político com as pautas de enfrentamento ao racismo e em defesa da equidade: "Nos últimos congressos internos, a Fiocruz assumiu o compromisso com as pautas antirracistas, anticapacitistas, antissexistas, pela implementação de políticas de valorização da diversidade e pela equidade. Então, esperamos que haja engajamento de toda a comunidade nessa agenda em novembro para conseguirmos materializar esse compromisso”, ressalta.  

A Agenda Novembro Negro na Fiocruz reúne palestras, mesas-redondas, exposição, feira cultural e atividades educacionais organizadas pelas unidades e escritórios, assim como pelo Comitê Pró-Equidade, para aumentar a representatividade de pessoas negras e a conscientização sobre a história e resistência.  

Agenda

Dias: 3, 10, 17 e 24
Evento: Expressões do Racismo e Saúde
Horário: 9h às 13h
Local: Sala 410 da Ensp
Unidade: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp)  

Dia: 17 de novembro
Evento: A Saúde da População Negra - Dados Epidemiológicos 
Horário: 9h às 12h
Local: Sala 01 do ensino - Centro de Estudos da Fiocruz Pernambuco
Unidade: Fiocruz Pernambuco

Dia: 20 de novembro
Projeções de frases antirracistas no Castelo da Fiocruz, em Manguinhos
A ação visa chamar a atenção para a importância do combate permanente ao racismo

Dia: 21 de novembro
Evento: Trajetórias Negras 
Horário: 14h
Local: Estação Asfoc, no Campus Manguinhos-Maré. Transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube
Realização: Comitê Pro-Equidade de Gênero e Raça 

Dia: 24 de novembro
Evento: Exposição Espelho Partilhado 
Horário: 13h às 17h
Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro
Evento com apoio da Fiocruz

Dia: 28 de novembro
Evento: Seminário de Equidade Étnico-Racial e Gênero nas Ciências 
Horário: 10h às 17h
Local: Auditório do Pavilhão Aluízo Prata da Fiocruz Bahia
Unidade: Fiocruz Bahia

Dia: 29 de novembro
Evento: 1º Feira Preta 
Horário: 10h às 17h
Local: Pátio da Ensp   
Unidade: Ensp

Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz 

Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz foi criado em 2009, para consolidar uma agenda institucional pelo fortalecimento dos temas étnico-raciais e de gênero na Fundação, colaborando para uma constante atualização e reorientação de suas políticas, bem como de suas ações, seja nas relações de trabalho, seja no atendimento ao público e na produção e popularização do conhecimento. Periodicamente, o Comitê realiza atividades de formação e iniciou essa série de encontros virtuais diante das recomendações de distanciamento social para o enfrentamento ao novo coronavírus.  

Política de Equidade Fiocruz 

Política de Equidade visa promover iniciativas de equidade étnico-racial e de gênero na Fiocruz, alinhadas com o SUS, políticas institucionais e direitos humanos. Dentre os objetivos específicos, destaca-se o fomento à igualdade de oportunidades, a promoção de ações de valorização da diversidade, e o incentivo à implementação de ações afirmativas. A política também busca construir um diálogo constante com movimentos sociais, sendo essencial para incorporar propostas, ações e respostas desses segmentos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e plural. 

Cedipa 

A Coordenação foi criada, em março de 2023, com o objetivo de implementar ações que assegurem a efetivação das políticas institucionais da Fiocruz para equidade, diversidade, inclusão e políticas afirmativas, reconhecendo a pluralidade da instituição como um valor. 

Voltar ao topoVoltar