Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novas tecnologias biomédicas e seus impactos são tema de livro recém-lançado


09/07/2012

Compartilhar:

Reflexões e análises sobre as novas tecnologias biomédicas e seus impactos na saúde, nos meios sociais, políticos, éticos e econômicos são apresentadas no livro Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas, lançamento da Garamond e da Editora Fiocruz.

Os artigos que compõem a coletânea tiveram origem em discussões durante a 27ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, realizada em Belém, em 2010. O livro trata de dois temas centrais na história e no presente da saúde: a loucura e a violência. As explicações para ambos os fenômenos têm variado ao longo do tempo, desde uma dimensão puramente biológica, na qual o indivíduo seria naturalmente louco ou violento, até questões sociopolíticas, onde fatores externos ao indivíduo determinariam seu comportamento desviante.

Organizada pelos pesquisadores Ricardo Ventura Santos, Sahra Gibbon e Jane Beltrão, a coletânea reúne artigos que abordam os mais variados aspectos, da psiquiatria ao diagnóstico de câncer de próstata, da violência à doação de sêmen.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar