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Nova 'Trabalho, Educação e Saúde' debate negacionismo científico e racismo


30/09/2022

TES/EPSJV/Fiocruz

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Em nova fase, a revista científica Trabalho, Educação e Saúde (TES), editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), passou a adotar a publicação contínua de artigos e, em consequência, sua periodicidade agora é anual. A partir do final de 2021, a revista voltou a receber manuscritos sobre todas as suas temáticas e não apenas os que abordam a pandemia de Covid-19, decisão que vem se refletindo no volume 20, de 2022 (acesse a revista também no portal SciELO).

Nesta edição, dois artigos se destacam. O primeiro, Desvelando o racismo na escola médica: experiência e enfrentamento do racismo pelos estudantes negros na graduação em Medicina, de Vanessa Fredrich et al., evidencia formas de manifestação do racismo e mostra como os estudantes negros/as enfrentam essa questão. O segundo, Educação física, gênero e mercado de trabalho: percepções de mulheres sobre a futura área de atuação profissional, de Bruno O. Ungheri et al., analisa a condição feminina nesse espaço profissional e constata a assimetria de salários entre homens e mulheres, e a predominância de homens cisgêneros, brancos e heterossexuais nas posições de liderança.

As notas de conjuntura da TES trazem sempre temas candentes sobre o cenário atual. Neste volume, a primeira nota discute a polêmica sobre a autonomia médica no contexto da pandemia de Covid-19, e a segunda debate o negacionismo científico baseado no discurso que relativiza critérios de busca e definição da verdade e que é potencializado pela indústria de fake news.

Dentre as várias temáticas da linha editorial da revista, no segundo quadrimestre deste ano, os textos publicados pela TES trazem ainda pesquisas originais sobre: o trabalho do profissional farmacêutico na Atenção Primária em Saúde; o processo de construção da identidade profissional de assistentes sociais; a formação de agentes comunitárias em saúde e de técnicos em saúde para o SUS; os paradoxos e limites da colaboração interprofissional em saúde mental; e o acesso precário à Atenção Primária em Saúde na região amazônica.

Novos artigos nas redes sociais 

Com a divulgação científica batendo na porta da academia, a TES tem procurado assimilar esse movimento. Em parceria com o setor de Comunicação do Politécnico, vem buscando novas formas de aproximar a sociedade dos resultados de pesquisa que publica.

Assim, desde o início de março, a revista passou a publicar, semanalmente, em suas mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter), cards elaborados com linguagem acessível e ilustração, para anunciar os novos artigos da revista. Os cards da TES são elaborados com a descrição #Para todos verem, procurando atender ao requisito acessibilidade.

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