Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova edição da Reciis está disponível online

Desenho de pessoas buscando informações no computador

03/10/2017

Por: Frederico Azevedo (Reciis/Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

O terceiro número do volume 11 da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde já está disponível. Além de continuar comemorando os dez anos da revista, esta edição apresenta temas ligados à saúde e mídia, jornalismo e publicidade, sistemas de informação e pesquisas de saúde, tecnologias de informação e comunicação aplicadas à saúde.

Entre os artigos originais, há uma análise sobre o discurso da mídia em relação a questões de saúde, encontrado no artigo O discurso do risco na controvérsia dos emagrecedores: uma análise da cobertura de imprensa nos anos de 2011 e 2014. Há ainda, um estudo que avaliou os efeitos da implementação de um programa de mudança do estilo de vida na saúde de mulheres na atenção primária e um estudo que avaliou criticamente o programa Vigilantes do Peso, entre outros.

Em Ensaios, há uma análise sobre os reflexos da substituição do controle estatal pelo de mercado enquanto mecanismo de regulação dos agrotóxicos e em Relatos de Experiência, é descrito o desenvolvimento de um software avaliativo na área de fisioterapia, com base na Classificação Internacional de Funcionalidade.

Na seção de Artigos de Revisão, trazemos uma revisão sistemática que avaliou, no período de 2000 a 2013, as evidências sobre os sistemas de informação em saúde e a utilização dos seus dados para a gestão do cuidado pelos profissionais de saúde.

Doutora do programa de pós-graduação em mídia e cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Baiense assina a nota de conjuntura desta edição, fazendo uma análise das narrativas jornalísticas ao longo de quatro décadas, a respeito da relação entre as favelas e a violência e o uso da expressão “Guerra do Rio”. Além disso, contamos com um editorial de Ana Luiza Braz Pavão, apresentando o conteúdo desta edição e outro editorial, de Cícera Henrique, abordando os desafios de ser um editor disciplinar em um periódico interdisciplinar.

Voltar ao topoVoltar