Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova edição da Reciis aborda a ética em pesquisa

Imagem de divulgação da revista

05/04/2017

Compartilhar:

Por: Frederico Azevedo (Reciis/Icict/Fiocruz)*

O novo volume da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) já está disponível online. Nesta edição, o periódico comemora dez anos de existência e aborda a ética e integridade nas pesquisas de saúde. Um dos editoriais é assinado por Lidiane Carvalho, que apresenta o contexto no qual foram criados os princípios éticos normativos para experimentações envolvendo seres humanos. Em seguida, Carlos Saldanha analisa as consequências da predominância do capitalismo neoliberal, que transforma recursos naturais em matérias-primas e energia sem levar em consideração os sistemas biológicos e físicos que sustentam a vida na Terra.

Destaque na edição, a crise vivida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é analisada por Kenneth Camargo, professor e pesquisador do Instituto de Medicina Social da universidade. Segundo Kenneth, análises ingênuas tomam a crise como fenômeno inevitável, mas o que acontece, na verdade, é resultado de políticas inadequadas e de uma ideologia que defende a mutilação do Estado e o consequente descompromisso da nação com o ensino superior.

Para falar dos desafios enfrentados pela Comissão de Ética em Pesquisa brasileira, há uma entrevista com Carlos Debenedito, atual Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (CEP/Inca) e integrante da Comissão de Integridade Científica do Instituto Oswaldo Cruz (CIC/IOC). A edição também conta com artigos sobre a formação de agentes de combate à dengue, análise da produção científica brasileira sobre nanotecnologia e saúde, a medicalização do sofrimento na cultura terapêutica, uma análise temática de periódicos na saúde coletiva, relatos de experiência e uma resenha do documentário Love Child, por Arlinda Barbosa Moreno.

Acesse a revista.

*Edição: Portal Fiocruz

Voltar ao topoVoltar