Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova edição da 'Radis' registra dores, lutos e lutas de familiares de vítimas da Covid-19


17/07/2023

Informe Ensp

Compartilhar:

Saudade, dor, revolta, aceitação e luto permanente são sentimentos que surgem a partir de entrevistas feitas com familiares de vítimas da Covid-19. São mães, filhos, pais, irmãos, esposas e maridos que partiram e que estão entre os números e as vidas levadas pela pandemia. As mais de 703 mil mortes no Brasil não podem ser esquecidas. Para que essa página da história não seja apagada, familiares de vítimas da Covid-19 se unem na busca por justiça e reparação. 

A edição de junho (número 249) da revista Radis, vinculada à Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), mostra como associações de famílias que perderam pessoas queridas na pandemia se mobilizam para que os crimes não fiquem impunes. Negligência e medidas sanitárias irresponsáveis de agentes públicos são apontadas como causas para o atraso na compra de vacinas e para o descontrole da pandemia, além de outros erros que tiraram milhares de vida. 

Nesta edição o leitor também confere os perfis de alguns profissionais da Força Nacional do SUS que atuaram na Emergência Yanomami, em Roraima. A revista mostra ainda como operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro fecharam unidades de saúde e dificultaram a vacinação contra a Covid-19 e conhece uma pesquisa que discute comunicação pública a partir da produção da Radis.

Embarque nesta edição: leia na íntegra as reportagens da edição 249

Voltar ao topoVoltar