Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nota esclarece acordo entre Fiocruz e Ministério da Cultura (Minc)


22/05/2014

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

Com relação à matéria publicada na edição de hoje, quinta-feira (22/05), em O Globo, intitulada “A Saúde da Cultura”, a Presidência afirma que o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado com o Ministério da Cultura (Minc) está em plena sintonia com os objetivos e a missão da Fiocruz, na perspectiva de integrar a visão intersetorial, incluindo neste contexto a dimensão da cultura. O presidente Paulo Gadelha determinou que os coordenadores pela Fiocruz garantam que os produtos e outros derivados do acordo sigam estritamente os objetivos institucionais e avaliem continuamente os desdobramentos decorrentes da cooperação.

O acordo visa ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científica, mediante realização de ações integradas na cultura e da saúde, para a implementação de atuações de inclusão social. Também pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento do cidadão como sujeito de direitos para o fortalecimento, ampliação, estímulo e desenvolvimento da cultura.

Citada na reportagem, a Fiotec, sob a supervisão da Fiocruz e acompanhamento das unidades, possui pleno reconhecimento da comunidade, respaldo na Legislação, tendo gerenciado mais de 1.500 projetos de relevância para o conjunto da Fundação, para a saúde pública e o SUS. Todos os projetos são de conhecimento público – incluído o ora citado. Esta semana, inclusive, a Fiotec realizou prestação de contas por meio de audiência pública (acesse aqui).

A resposta à matéria de O Globo se dará em conjunto com o Minc, com a devida contextualização dos fatos, dando sequência aos esclarecimentos institucionais da Fiocruz publicados na reportagem desta quarta-feira.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar