08/12/2014
Fonte: CCS/Fiocruz
A Fiocruz comunica, com pesar, o falecimento do pesquisador Leopoldo de Meis, ocorrido na tarde de ontem (7/12). Com a morte de De Meis, o Brasil perde um brilhante cientista, um grande humanista e um renomado educador. O velório ocorre hoje (8/12), das 11h às 17h, no Memorial do Carmo (Rua Monsenhor Manuel Gomes 287, no Caju).
Nascido no Egito em março de 1938, De Meis veio para o Brasil, onde se naturalizou, ainda criança. Iniciou sua carreira científica como estudante de Medicina, sob a orientação de Walter Oswaldo Cruz. Foi professor titular de Bioquímica na UFRJ desde 1978, onde foi um dos fundadores do atual Instituto de Bioquímica Médica, que hoje leva o seu nome. Suas principais linhas de pesquisa eram sobre mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos, transporte ativo de ions, acoplamento, transporte de ions, síntese e hidrólise de ATP.
Ele também foi professor emérito da UFRJ e vencedor do Prêmio Conrado Wessel em 2008. Ele era pai de Juliana de Meis, pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).