Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nísia reforça união, vacinação e diálogo em discurso de posse como ministra da Saúde


02/01/2023

Ministério da Saúde (MS)

Compartilhar:

"Nossa gestão à frente do Ministério da Saúde será pautada pelo diálogo com a ciência”, declarou emocionada a nova ministra Nísia Trindade, em seu primeiro discurso à frente da Pasta. A cerimônia de investidura no cargo da Ministra de Estado da Saúde aconteceu nesta segunda-feira (2/1), em Brasília (DF). Ela garantiu que o trabalho coletivo com estados, municípios e sociedade será fundamental para alcançar os resultados almejados. "Nossa gestão será pautada pelo imprescindível trabalho colaborativo", resumiu.

"Nossa gestão será pautada pelo imprescindível trabalho colaborativo", afirmou Nísia (foto: Julia Prado, MS)

 

Nísia, que deixa Mario Moreira como presidente em exercício da Fiocruz, foi recebida com aplausos e gritos de “o Brasil voltou a respirar”, foi homenageada por Marilda Gonçalves, servidora da Fiocruz Bahia, em nome de todos os integrantes da instituição. “Ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da Fiocruz em 120 anos. Sempre atuou de forma conciliatória, firme, profissional e humana. Incentivou mulheres no poder e meninas na ciência. Essa foi a tônica da Nísia dentro da Fiocruz e o resultado deste trabalho é uma instituição ainda mais produtiva e unida em torno da defesa do SUS. Temos a certeza que o Ministério da Saúde está recebendo um presente, um tesouro em que está depositada a esperança de tantos brasileiros pelo futuro da saúde no Brasil”, defendeu Marilda.

Para a ministra, a posse do presidente Lula renova as esperanças nessa construção, nesse respirar. “É a vitória da democracia. Democracia como ele proclamou em sua linda cerimônia de posse, juntamente com o vice Geraldo Alckmim, quando recebeu a faixa de representantes da população brasileira. E muito me orgulha, hoje, ter aqui nessa mesa a presença do cacique Raoni e tantos outros, de tamanha representatividade”, afirmou.

Para a ministra, a posse do presidente Lula renova as esperanças de construção: “É a vitória da democracia" (foto: Julia Prado, MS)

 

“Firmei esse compromisso com muita convicção. A convicção de quem há muito tempo estuda as desigualdades sociais em nosso País e que atua na área de ciência e tecnologia, especialmente a partir da minha história na Fiocruz, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde [SUS] e também com sentido de urgência que se requer hoje de todos nós que integramos a equipe do presidente Lula e que farei cumprir com todo o empenho no Ministério da Saúde”, acrescentou Nísia.

Na oportunidade, a ministra saudou os ex-ministros da Saúde presentes no evento, entre eles, Saraiva Felipe, Alceni Guerra, Agenor Álvares, Nelson Teich, Humberto Costa e Alexandre Padilha, além de Arthur Chioro e José Gomes Temporão que acompanhavam a solenidade a distância.

Leia mais:

"Equipe indica visão de compromisso", afirma Nísia ao anunciar nomes para as Secretarias do MS

Nísia Trindade é a primeira mulher a assumir comando do MS

Voltar ao topoVoltar