Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Vida sedia Seminário Internacional de Biotecnologia aplicada à Saúde


31/03/2014

Fonte: CRIS/Fiocruz

Compartilhar:

O Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Oswaldo Cruz promovem nos dias 8 e 9 de abril o Seminário Internacional de Biotecnologia aplicada à Saúde: Situação atual e perspectivas de ação conjunta entre os países do Foro de Cooperação América Latina Ásia do Leste (FOCALAL).

O evento reunirá pesquisadores, cientistas, representantes de instituições governamentais nas áreas de biotecnologia e saúde, formuladores de políticas públicas e empresários do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) dos países membros com o objetivo de trocar percepções sobre estrutura de P&D e sistema de inovação em biotecnologia aplicada à saúde.

Serviço

Seminário Internacional de Biotecnologia aplicada à Saúde

Programação

8 de abril

9h: Recepção.

9h20 às 10h: Abertura

Mesa: Luiz Antonio Rodrigues Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz; Carlos Augusto Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE).

10h às 12h - Painel I - Políticas e estratégias de fomento de P,D&I no setor de biotecnologia e saúde.

Moderador: Eduardo Jorge Valadares de Oliveira, diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Ministério da Saúde.

12h às 12h30 - Debate.

14h às 16h - Painel II (1° parte) - Áreas de fronteira do conhecimento científico em biotecnologia e impactos no avanço de produtos de origem biotecnológica:
biologia sintética, nanotecnologia, genômica e proteômica.

Moderador: Julio Collado, diretor do Programa de Genômica Computacional do Centro de Ciências Genômicas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

16h30 às 17h30 - Debates.

9 de abril

9h às 10h30 - Painel II (2° parte) - Áreas de fronteira do conhecimento científico em biotecnologia e impactos no avanço de produtos de origem biotecnológica: bioinformática, biologia de sistemas, terapia celular, recursos genéticos e biodiversidade.

Moderador: Tae Kwang Oh, diretor do Instituto Coreano de Pesquisas Biotecnológicas e Biocientíficas (KRIBB).

10h45 às 13h - Painel III - Indústria da biotecnologia em saúde - biofármacos, biosimilares, vacinas e sistemas de diagnósticos: aspectos regulatórios, boas
práticas de produção e infraestrutura industrial.

 Moderador: Ho Liuxin, diretor do Parque Tecnológico de Ciências da Vida de Pequim-Zhongguancun (ZGC).

14h30 às 16h - Visita a Biomanguinhos.

14h30 às 16h - Atividade paralela - Grupo de trabalho para formulação de propostas de cooperação (participação dos relatores dos painéis, representantes da Fiocruz, MRE, MCTI, Ministério da Saúde, ANVISA e segmento empresarial).

16h30 às 17h30 - Apresentação das propostas iniciativas de cooperação bilateral ou birregional para o biênio 2013-2015.

Local: Museu da Vida. Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro

Data: 8 e 9 de abril 

Voltar ao topoVoltar