Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Vida leva a mostra 'Vias do Coração' para Minas Gerais

Foto de um painel de atividades da exposição

29/03/2016

Por: Haendel Gomes (Museu da Vida/Fiocruz)

Compartilhar:

A exposição Vias do Coração cumpre temporada a partir de abril na cidade de Timóteo, em Minas Gerais. Criada em 2008, a mostra atraiu até hoje público estimado em 150 mil pessoas. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, a Vias do Coração é organizada em formato compacto, possui linguagem acessível e dialoga com toda a família. A exposição combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em nove estações de forma lúdica.

Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores. Crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes o coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia a dia. Um coração gigante mostra os batimentos cardíacos em diferentes frequências; os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Além disso, é possível assistir a vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Incorporam conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas. O objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado. Outra atração é a Estação Diabetes, que aborda um importante fator de risco à saúde do coração. Ela é composta por três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Um modelo interativo mostra o impacto do diabetes no corpo humano. É possível entender as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, saber o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com a doença. Chamando atenção ainda para a alimentação e os exercícios como forma de prevenção e para controle do diabetes, Vias do Coração oferece subsídios para compreender o processamento da glicose no organismo. E uma retrospectiva histórica fala da importância da descoberta da insulina na medicina e na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Vídeos complementam o tema sobre o metabolismo da glicose em pessoas com e sem a doença. 

A exposição Vias do Coração é fruto da parceria entre o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Grupo Sanofi. Em Timóteo (MG), conta com o apoio da Fundação Aperam para sua realização.

Serviço

Exposição Vias do Coração
Inauguração: 7 de abril, às 9h
Temporada: de 8 de abril a 8 de maio de 2016
Local: Fundação Aperam 
Endereço: Alameda 31 de Outubro, 500
Centro - Timóteo - MG

Entrada franca

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar