Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Vida abriga exposição sobre a química


31/03/2011

Compartilhar:

Museu da Vida abriga exposição sobre a química

Revelar os segredos da química, o seu desenvolvimento ao longo do tempo, bem como os reflexos no cotidiano das pessoas é a proposta da exposição "Elementar - a química que faz o mundo", na sala de exposições do Museu da Vida, em Manguinhos.

Logo na entrada uma maquete convida o visitante a entrar nesse universo, mostrando um alquimista da idade média em seu ambiente de pesquisa. Mais tarde, a alquimia daria origem à química. Montada em uma área de 140m², a mostra é composta de atividades interativas desde o começo, destacando-se uma grande tabela periódica, atividades com produção de imagens em 3D, painéis e brincadeiras que usam os conceitos da química. Tudo para mostrar sua importância, beleza e influência, revelando que, desde os primórdios, esta ciência ajuda, salva, encanta, diverte e, não sem motivo, também ameaça.

No Ano Internacional da Química, criado pela Unesco – órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura -, o público pode conferir, no Museu da Vida, como houve a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar o que conhecemos, o que comemos e como eles foram organizados em uma tabela periódica, que, mesmo tendo sido elaborada no século 19, tira do sério muitos estudantes até hoje.

Iniciativa do Museu da Vida, a exposição "Elementar – a química que faz o mundo" conta com apoio da Sociedade Brasileira de Química e parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia/Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da The University of Nottingham, do Reino Unido.

Leia também:
A química através da câmera: participe do concurso de fotos e vídeos caseiros que vai mostrar a química no cotidiano 

Voltar ao topoVoltar