17/09/2008
Mostra reúne filmes raros da Fundação Sesp
Parte do acervo da antiga Fundação Serviços Especiais de Saúde Pública (Fundação Sesp) foi exibido na oitava edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics 8), no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (17). A mostra contou com 32 filmes, que foram localizados na cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) no começo dos anos 90, e incorporados ao acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz em 2000.
Os filmes em formato 16mm, produzidos entre os anos 40 e 70, mostram os esforços em prol da chamada "educação sanitária". Segundo o vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros, a restauração e telecinagem dos filmes foram árduos. "Dos 68 filmes identificados, apenas 32 puderam ser recuperados. Agora, os filmes foram digitalizados e estão prontos para a exibição", comemora Trigueiros.
Segundo o catálogo da mostra, as pesquisas sobre a trajetória da Fundação Sesp revelam o uso do cinema como instrumento de educação em saúde. A estratégia teve influência do acordo bilateral Brasil-Estados Unidos conduzido pela Fundação Rockfeller e participação dos estúdios Walt Disney, principalmente no gênero animação. Temas como a malária, doença de Chagas, febre tifóide, corpo humano, cuidados com os dentes e muitos outros estão na exibição.