Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Monitoramento e avaliação para países de língua portuguesa


20/04/2011

Compartilhar:

Monitoramento e avaliação para países de língua portuguesa

O Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), está apoiando a disseminação de conteúdos e habilidades técnicas sobre monitoramento e avaliação (M&A) entre os atores da cooperação em saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para alcançar este objetivo, as pesquisadoras Marly Cruz, da Ensp, e Carmen Dhalia, da SES-PE, coordenaram a Oficina de Capacitação em Monitoramento e Avaliação com foco na melhoria dos Projetos de Cooperação em Saúde Internacional, em Cabo Verde, para 24 participantes de todos os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe), exceto o Timor Leste.

"A oficina tratou de conteúdos específicos de monitoramento e avaliação para instrumentalizar os participantes, mas, além disso, atingiu-se o foco principal: trabalhar diretamente com os projetos de cooperação em saúde desses países como objeto das diferentes atividades do evento, que culminou com a orientação para a construção do plano M&A", explicou a pesquisadora Marly Cruz.

A oficina foi realizada no Centro de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na cidade da Praia, em Cabo Verde, no período de 14 a 18 de março. Contou com a participação de representantes da Assessoria Internacional de Saúde do Ministério da Saúde (Aisa), da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e da CPLP, além do representante da embaixada do Brasil em Cabo Verde. Foi enfatizada pelos presentes a importância dessa formação em M&A para a melhoria da qualidade dos resultados dos projetos de cooperação, bem como o fato de ela ser a primeira formação realizada neste Centro de Formação.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias

Voltar ao topoVoltar