Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mobilização para a Conferência Nacional Livre, Popular e Democrática de Saúde


09/08/2022

Gustavo Mendelsohn de Carvalho (CCS)

Compartilhar:

O Conselho Deliberativo recebeu, em 1/8, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, que apresentou um informe sobre a preparação da Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, marcada para o Dia Nacional da Saúde (5/8), em São Paulo. Ele relatou a mobilização, impulsionada pelo CNS e Frente Pela Vida - movimento composto por entidades como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e Asfoc-SN. Foram realizadas várias conferências livres pelo Brasil, como atividade preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece no próximo ano.

“A Conferência não é um evento, é um processo que acontece antes e depois de sua realização”, afirmou Pigatto. Ele salientou o papel das conferências livres como mecanismos de participação social em saúde para construir as diretrizes para a Política de Saúde no Brasil. “Precisamos radicalizar a democracia, combater a fome, a miséria, o desemprego, em da defesa da vida e do Sistema Único de Saúde, 100% público e universal”, discursou.

Participando da reunião na condição de conselheiro do CNS, o vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, informou que, com esse mesmo espírito, foi realizada a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz (15/7), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

As Conferências Livres também elegeram delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia. A Conferência, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, terá suas etapas municipais e estaduais entre novembro de 2022 e maio de 2023. O objetivo é garantir que suas deliberações sejam contempladas no próximo ciclo de planejamento da União, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar