Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ministro conhece principais projetos da Fundação


21/05/2019

Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve em visita oficial na Fiocruz, em 26/4, para conhecer alguns dos principais projetos da instituição. Em reunião com o Conselho Deliberativo (CD) da Fundação, o ministro afirmou que há uma ampla e diversificada agenda em curso com a instituição, para enfrentar o que chamou de desafios da saúde pública brasileira. Mandetta também disse que o Ministério da Saúde (MS) participará ativamente de todas as atividades pelos 120 anos da Fiocruz, que serão comemorados em 2020. O ministro, que esteve antes na Fiocruz Mato Grosso do Sul para um encontro com pesquisadores de arboviroses, afirmou ainda que “saúde não tem preço, porque é investimento”.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, observou que a parceria com o MS é vital para que a instituição possa dar prosseguimento a projetos fundamentais, como o do Novo Centro de Processamento Final do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Distrito Industrial de Santa Cruz. “A Fundação é uma instituição estratégica do Estado brasileiro. A visita serviu para apresentarmos ao ministro, de maneira detalhada e substanciosa, nossas principais ações, em especial no campo da inovação, da atenção básica e da produção, que requerem colaboração com o Ministério da Saúde”. Ela antecipou que o ministro vai compor a Comissão de Honra dos 120 anos da instituição.

“As ações relativas aos 120 anos da Fundação são muito importantes, para termos a noção exata de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Cada vez mais a instituição precisa investir em pesquisa e entregar produtos à população. Dispomos de alta tecnologia e podemos dar voos mais altos”, comentou o ministro.

Ele disse ainda que a Fiocruz é uma estrutura perene e de imensa relevância para o país. “E essa importância também se revela no que fazemos pela população”. Mandetta alertou para a dependência tecnológica nacional e o saldo negativo nas trocas comerciais internacionais no setor da Saúde. A reunião também serviu para o que o ministro ouvisse, dos integrantes do CD Fiocruz, demandas e projetos de suas unidades.

Ao final do encontro com o Conselho Deliberativo, a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Mychelle Alves, agradeceu ao ministro pela convocação de novos concursados e entregou a ele um documento com reivindicações.

Campanha Nacional de Aleitamento Materno

No dia 17 de maio, Mandetta esteve de volta à Fiocruz, quando participou da atividade promovida pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) para a campanha nacional de aleitamento materno. O ministro também afirmou que estará presente no lançamento do projeto comemorativo Fiocruz 120 anos.
 

Voltar ao topoVoltar